Além da mobilização espetacular de brasileiros no dia 7 de setembro que chamou atenção e movimentou o mercado de apostas, houve também alguns fatos pitorescos que precisam ser registrados.
Diante da multidão, Bolsonaro disse que os brasileiros deveriam comparar as primeiras-damas, referindo-se à sua esposa Michelle, com quem estava de mãos dadas, e a esposa do seu oponente, Janja, mulher de Lula.
Não ficou claro se Bolsonaro queria que as pessoas comparassem a mulher, a beleza estética ou o caráter, ou o conjunto da obra completa.
Para o delírio da multidão, Bolsonaro ainda puxou o coro de “imbrochável”, referindo-se, aí sim, à masculinidade do presidente.
Entre críticas de seus adversários, especialmente por ter usado a data comemorativa para fazer um grande comício, e elogios empolgantes e aplausos da multidão presente, o evento de 7 de setembro foi absolutamente grandioso e demonstra a imensa capacidade do presidente em mobilizar seus aliados.
Brasileiros de Norte a Sul foram às ruas muito mais do que para celebrar o bicentenário da nossa independência; foram para demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Se Bolsonaro esperava uma grande mobilização, pode comemorar, pois ela superou qualquer expectativa.
Aumentou a confiança dos bolsonaristas em vitória e certamente colocou uma pulga atrás da orelha de seus adversários.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul