O maior julgamento da história do Supremo Tribunal Federal (STF) pode levar à prisão um ex-presidente da República e uma lista de generais do Exército, como o ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, general da reserva Walter Braga Netto, e o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) , general da reserva Augusto Heleno.
A repercussão no Brasil e no exterior faz o momento ser de muita apreensão e cautela.
A não ser que haja algo novo e impactante, é praticamente certo que os indiciados serão todos condenados à prisão.
Teremos dias de muitos e acalorados debates e se o episódio não servir para mais nada, talvez sirva de combustível para o Brasil reconstruir suas instituições em bases mais sólidas e com mais credibilidade – elas que precisam funcionar bem para a democracia produzir os benefícios que todos esperamos.
Queremos um país que cresça economicamente, que melhore a renda das pessoas, que melhore a educação, que ofereça abrigo aos idosos e crianças sem recursos e mais e melhores oportunidades para empreender.
Caberá aos brasileiros escolher, através do seu voto, quem vai comandar essa Nação que desejamos construir.
Apesar das decepções constantes e da descrença de muitos, há esperança, sim.
Se perdemos uma grande oportunidade de mudar os rumos do Brasil, não adianta só lamentar, é preciso ajudar a encontrar um novo caminho.
Um caminho que precisa ser pavimentado para eleger o novo governo em 2026. Aqueles que querem mudar, terão a oportunidade.
Certamente esse julgamento e os próximos capítulos serão decisivos para o futuro daqueles que querem disputar a Presidência da República.
O julgamento vai passar, vai deixar marcas profundas, mas não deve sepultar a esperança daqueles que querem fazer o Brasil melhor, sejam defensores do atual ou do governo anterior.
arno@revistaamigosdanatureza.com.br
@arnokunzler
Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.