O mundo globalizado está literalmente prostrado e indefeso diante de qualquer sinal que possa tirar um pingo do i.
Se a Rússia faz ensaios militares próximo a um país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o mundo entra em pânico, temendo nova guerra e novas crises.
Se o presidente dos Estados Unidos fala, o dólar sobe ou desce, dependendo da interpretação, o que muda tudo ao redor do mundo.
Se a China anuncia nova bactéria, pronto, estamos em pânico esperando o pior.
Nossos agropecuaristas e empresários estão produzindo e escutando ou lendo as notícias em tempo real, e dependendo da manchete podem mudar os rumos do seu negócio.
A única certeza que nós temos é que vamos ter que continuar trabalhando, produzindo, tentando vender o que produzimos e se não der lucro vamos arcar com o prejuízo.
Então, mesmo diante das incertezas, é melhor trabalhar e acreditar no nosso negócio. Só ele pode nos dar renda e só ele pode nos fazer superar as incertezas.
As incertezas, acreditem, ocorrem mais pelo nosso medo do que o tamanho do estrago que possam provocar.
O maior estrago que pode acontecer com o nosso negócio é desistirmos dele por alguma informação errada ou pelo nosso julgamento equivocado da realidade que vivemos.
Por isso, cuidado com os pessimistas…
Claro que precisamos prestar atenção em tudo, mas, às vezes, temos informações demais e não conseguimos processar tudo isso corretamente, o que também é perigoso.
É certo que muitas coisas que impactam os negócios vão acontecer nos próximos anos, talvez meses, semanas.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul
arno@revistaamigosdanatureza.com.br
@arnokunzler