O Presente
Arno Kunzler

O sorriso das plantas

calendar_month 4 de janeiro de 2022
2 min de leitura

A chuva não veio só para amenizar o calor e dissipar a poeira que tanto incomoda nesta região de terra vermelha.

Não veio para recuperar a safra, que já está praticamente perdida.

Mas veio, principalmente, devolver o “sorriso” para as plantas e toda a vegetação que estava triste e sofrida por falta de água.

É uma tristeza que nem todos percebem, mas que as plantas transmitem àqueles que as admiram e conseguem entender o quanto seu vigor verdejante é inspirador.

Como se estivessem pedindo ajuda com seus galhos e suas folhas murchas e retorcidas.

Depois da chuva, em poucas horas, a natureza se transforma.

A grama seca e inflamável começa soltar talinhos verdes e rejuvenesce.

Os galhos e as folhas antes retorcidas e secas agora estão vigorosas e acenando com um verdadeiro “sorriso”.

Essa é a natureza que tanto impacta nosso sentimento e nosso humor.

As plantas e suas flores, as lavouras, florestas, jardins e pomares são o sinal da renovação, da perpetuação da espécie, da sobrevivência dos seres vivos.

O fim de uma das mais longas estiagens que já aconteceu na região Oeste do Paraná é também a esperança de que em poucas semanas nossa paisagem se transformará.

As máquinas voltam e semeiam novas sementes que em pouco mais de 100 dias podem render uma super safra, inimaginável até momentos antes da chuva chegar.

O ano é novo, a paisagem é nova, o humor é outro e a esperança dos nossos agricultores renasce a cada momento que uma nuvem se forma e começa a chover.

Bendita chuva que veio trazer alívio, esperança e trabalho. Mas também veio trazer bom humor e essa sensação incrível de bem-estar.

Se Deus quiser também trará muito dinheiro em poucos meses, fruto de um novo plantio.

Que a seca e os prejuízos já inevitavelmente contabilizados fiquem para trás, fiquem em 2021 e em nossos corações habite novamente o otimismo, a certeza de que 2022 será um grande ano e de boas safras.

Um brinde a 2022, um brinde à chuva!

 

Arno Kunzler é jornalista e fundador do Jornal O Presente e da Editora Amigos

arno@opresente.com.br

 

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.