As rodovias do Paraná foram divididas em blocos, de modo que cada lote tivesse apelo comercial, atraindo investimentos de grande porte para estruturação rodoviária do Estado.
Assim já tivemos o leilão dos lotes 1, 2 e 3 nas regiões Centro, Leste e Norte do Paraná.
O leilão do lote 6 também já foi realizado, os contratos estão sendo assinados e o início das atividades da empresa vencedora com a cobrança do pedágio está próximo.
Ainda estão previstas para este mês de maio as divulgações dos editais para os leilões dos lotes 4 e 5, que contemplam rodovias do Oeste e Noroeste do Paraná, entre elas a 163, que vai de Cascavel a Guaíra, e a 272, que liga Guaíra a Maringá.
Os leilões inicialmente estão previstos para o mês de setembro.
É um momento de grande expectativa, porque o Paraná quer encontrar uma solução que não seja tão onerosa para os usuários e, ao mesmo tempo, contemple o maior pacote de obras possível.
Os paranaenses ainda carregam o dissabor do pedágio que foi cobrado por mais de 20 anos no chamado Anel de Integração sem que houvesse as obras proporcionais inicialmente previstas e que motivaram as concessões.
Vivemos a expectativa que, desta vez, com mais transparência e mais responsabilidade dos governantes, o pedágio será a solução para estruturar o Paraná com infraestrutura de qualidade e não se torne apenas mais um ônus.
Oremos!
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul
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