Alguns investimentos da região tem um grande significado para as pessoas que moram aqui.
Por exemplo, os investimentos que estão sendo feitos nos aeroportos de Cascavel e Toledo mudam a nossa conexão com Curitiba, Brasília, Porto Alegre e outros centros.
Outro fator importante que muda a vida das pessoas é a duplicação da estrada que liga Marechal Cândido Rondon a Toledo e, por consequência, a Cascavel.
Se de fato nossa representação política continuar trabalhando sério em poucos anos teremos também a duplicação da rodovia até Guaíra.
Parece que isso não é importante para uma pessoa que não precisa viajar de avião ou que usa frequentemente esse caminho para trabalho ou passeio.
Mas é.
A comunicação entre as cidades é muito importante para aumentar o intercâmbio comercial, social e político entre elas.
Facilita a vida de quem vai de uma cidade para estudar em outra, ou quem vai trabalhar em outra cidade.
Facilita e muito para quem procura por atendimento médico/hospitalar.
Ou para quem simplesmente vai visitar a cidade vizinha.
As pessoas não fazem ideia da importância que tem o aeroporto de Toledo e Cascavel, melhor seria o regional evidentemente, mas sem ele temos duas opções que competem entre si e aos poucos oferecem algumas opções mais interessantes de horários e aviões de maior porte.
A segurança que é andar numa estrada duplicada é algo imensamente importante para quem trafega por algum motivo.
Por outro lado, um bom sistema de comunicação entre as cidades, atrai investimentos e, às vezes, investimentos de ótima qualidade.
Assim, a duplicação da BR-163 até Guaíra, e de lá até o Norte do Mato Grosso, irá abrir os olhos dos investidores que aproveitam essas oportunidades para ampliar negócios.
O aumento do fluxo de veículos e pessoas pela região, aumenta também o interesse comercial.
É provável que o Oeste do Paraná conheça em breve um novo ciclo de desenvolvimento, semelhante aos ciclos anteriores.
Além da produção agrícola de excepcional qualidade e quantidade, também queremos participar do crescimento vertical das empresas de tecnologia e conhecimento.
Elas aumentam o potencial de enriquecimento da região, melhoram a qualidade dos empregos, aumentam os atrativos e trazem divisas de outros Estados.
O autor é jornalista e diretor do Jornal O Presente e Editora Amigos da Natureza
