Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Calendário de eventos agro do Paraná terá início em Marechal Rondon

Publicado

em

Novo recorde
Em dezembro, o Paraná bateu recorde de velocidade na abertura de empresas, alcançando a marca de tempo médio de 10 horas e 39 minutos para o empreendedor conseguir cumprir todos os trâmites para emitir nota fiscal e contratar colaboradores. A média nacional no período foi de 1 dia e 10 horas, ou seja, no Paraná o empreendedor leva um dia a menos na fila.

Calendário agro
O setor agropecuário do Paraná divulgou o calendário de eventos programados para 2024. Estão programadas ao menos 40 feiras agropecuárias e eventos agrícolas em todo Estado. A programação começa em Marechal Cândido Rondon. Entre os dias 10 e 12 de janeiro, uma cooperativa da região promove o ‘Dia de Campo’ com 200 expositores. O calendário completo está disponível no link https://www.agricultura.pr.gov.br/calendario-eventos.

IPVA 2024
Os proprietários de veículos do Paraná já podem efetuar o pagamento do IPVA referente ao ano de 2024. O prazo para o pagamento à vista e primeira parcela vai de 17 até 23 de janeiro, variando de acordo com o número final da placa do veículo. A alíquota do IPVA no Paraná permanece em 3,5% sobre o valor venal de carros e motos em geral.

PIB estadual
No período entre janeiro de 2019 e dezembro de 2023, R$ 721,68 milhões foram investidos em projetos de pavimentação de vias urbanas, construção de edificações para as áreas da saúde, educação, geração de renda, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros. O recurso investido pelo Governo do Paraná, via Secretaria das Cidades, nos municípios tem potencial de gerar crescimento no PIB estadual nos próximos nove anos.

Verão Maior Paraná
O projeto Verão Maior Paraná anuncia tecnologia de ponta nos palcos dos shows nacionais gratuitos que acontecem em Matinhos e Pontal do Paraná a partir do dia 12. Estão sendo instalados os sistemas de som e câmeras e de toda a estrutura que vai transmitir os shows em cinco telões gigantes instalados na orla da Avenida Atlântica. O show de estreia em Matinhos será da dupla Hugo e Guilherme e em Pontal do Paraná, a abertura será com o Roupa Nova.

Há vagas
As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a segunda semana de 2024 com a oferta de 10.098 vagas de emprego com carteira assinada. A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (3.104). Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade de seu município.

Em alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira, 8, alerta amarelo de tempestades para toda a região Leste do Paraná. O alerta se estende para toda a região do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e é válido até esta terça-feira, 9 de janeiro. Os municípios do Oeste e Noroeste do Paraná devem registrar máximas próximas de 40°C nesta semana.

Inscrições abertas
A UEPG abriu as inscrições para o concurso público para agente universitário de nível superior. O edital, divulgado em dezembro, disponibiliza 11 vagas para várias funções. O concurso será realizado em duas etapas: a prova objetiva e avaliação de títulos. As inscrições seguem abertas até 06 de fevereiro e acontecem exclusivamente pelo site da universidade.

Inscrições abertas II
Pelo menos 10 concursos públicos e processos seletivos estão com inscrições abertas no Paraná, com mais de mil vagas disponíveis em diversas áreas para nível médio, técnico e superior. Confira onde o certame está em andamento: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Processo Seletivo Simplificado em Foz do Iguaçu, Processo Simplificado da Prefeitura de Turvo, Prefeitura de Castro, Prefeitura de São João Triunfo, Prefeitura de Cascavel, Governo do Paraná, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Pesquisa
Desde 1º de janeiro, as pesquisas de intenção de voto para as eleições de outubro devem ser registradas no TSE. O registro deve ocorrer em até cinco dias antes da divulgação dos resultados. Entre 7 de março e 5 de abril, período da janela partidária, as vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Domicílio eleitoral
Dia 6 de abril, seis meses antes da eleição, é o prazo final para que candidatas e candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pelo partido ou federação pelo qual pretendem concorrer.

Vaga no ministério
Ministro em exercício da Justiça, Ricardo Cappelli já revelou que foi pego de surpresa quando Flávio Dino, futuro ministro do STF. Cappelli agora é cotado para assumir o comando da pasta de forma efetiva. O PT, porém, prefere nomes como o de Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do Supremo. O novo titular deve ser anunciado nos próximos dias.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente