Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Encontro anual da Faciap já tem data marcada

Publicado

em

O 5º Congresso Empresarial Paranaense acontece na próxima semana. (Foto: divulgação)

Congresso da Faciap
A Faciap já marcou seu encontro anual. Será nos dias 25 e 26 de novembro, no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu. O 5º Congresso Empresarial Paranaense e a 32ª Convenção da Faciap vão debater o associativismo, inovação, liderança, empreendedorismo e negócios. Haverá também a feira de produtos e serviços com dezenas de estandes. “Os empresários poderão conhecer as tendências nos diferentes segmentos, além de trabalhar melhor o associativismo como ferramenta de desenvolvimento de políticas públicas e planejamento estratégico para os municípios”, diz o presidente da Faciap, Fernando Moraes.

De Câmara!
O administrador e empresário José Maria Boni, conhecido como Zé Boni, desistiu de concorrer ao Palácio Iguaçu nas eleições de outubro. Zé Boni vai se candidatar a deputado federal pelo Agir36 (antigo PTC).

Acessibilidade
O Ministério Público Eleitoral  recomendou aos diretórios estaduais dos partidos políticos que observem a obrigatoriedade legal do uso simultâneo e cumulativo de intérprete da linguagem brasileira de sinais (Libras) e de audiodescrição. Os partidos devem usar os recursos na propaganda eleitoral na televisão, tanto na exibição em rede, quanto nas inserções de 30 e 60 segundos.

Cidadão do Paraná
A Assembleia Legislativa entrega na segunda-feira (25) o título de cidadania benemérita do Paraná ao ex-juiz Sergio Moro (União Brasil). A  homenagem do deputado Plauto Miró (União Brasil) foi aprovada por unanimidade em 2014. As ações de Moro como magistrado foram as justificativas para a concessão do título. “Muito antes de ganhar destaque com a Operação Lava-Jato, Moro já havia mostrado que era merecedor desta homenagem”, aponta o deputado.

Mais Pecuária
O prefeito Amin Hannouche (PSD) participou do lançamento, em Cornélio Procópio, do Programa Mais Pecuária Brasil. O lançamento pelo sistema online reuniu dirigentes de setores ligados ao setor do agronegócio, incluindo técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O programa busca aumentar a produtividade e a competitividade das cadeias produtivas da carne e do leite de maneira sustentável.

Crédito agro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a Medida Provisória, relatada pelo deputado Pedro Lupion (PP) e aprovada no Congresso Nacional, que melhora as garantias e desburocratiza ainda mais as operações de crédito agropecuário. A nova lei facilita a vida dos produtores rurais, é de autoria do deputado paranaense sancionada  em 2019.

Mudança de foco
Deputado estadual por quatro mandatos, Jonas Guimarães (PSD) confirmou que não disputará a reeleição e vai se dedicar à família e aos negócios. “Dediquei a maior parte da minha vida à política, pois além de amar a política, sei da sua importância. No entanto, está na hora de iniciar uma nova fase da minha vida, ficar mais perto da minha família e cuidar dos meus negócios”, justificou.

Francischini em Maringá
O ex-deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil) estará em Maringá na semana que vem. Pai do deputado federal Felipe, presidente estadual do União Brasil, e marido da vereadora Flávia, de Curitiba, o delegado da Polícia Federal nasceu em Londrina e foi criado em Cianorte.

Rodovias do Sudoeste
São 12 cidades atendidas no edital, que prevê um investimento de R$ 58,1 milhões ao longo de um ano. Serão mais de 235 mil moradores atendidos com as melhorias.O DER/PR já publicou o edital para conservação de 256,31 quilômetros de rodovias do Sudoeste, um investimento estimado em R$ 58.192.454,02.

No feed
A Meta disse que está reformulando o feed principal do Facebook para priorizar novos conteúdos, em uma tentativa de estilizar seus aplicativos em linha com o aplicativo rival de vídeo curto TikTok. Os executivos do Meta expressaram maior urgência nos últimos meses em aumentar os ‘Reels’, similar ao formato de vídeo curto do TikTok, que tem sido popular entre usuários mais jovens.

Turismo brasileiro
O Brasil voltou a receber voos de outros países em grande escala. Segundo a Embratur, o mês passado registrou 3.806 aterrissagens de voos internacionais. Na comparação com maio, o aumento foi de 7,29% e, em relação a junho do ano passado, de 355,36%. De acordo com a Embratur, o aumento expressivo continuará até o início de 2023.

Show dos poderosos
Com a força das redes sociais de amplificar a voz de celebridades, as campanhas presidenciais, sobretudo as de Jair Bolsonaro (PL) e de Lula (PT), tentam atrair nomes conhecidos como parte essencial de sua estratégia. Nesse terreno, causou um enorme barulho quando Anitta declarou o voto em Lula para os seus mais de 100 milhões de seguidores. Do outro lado, Bolsonaro aposta as fichas nos sertanejos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Facebook