Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Feira Paranaense de Energias Renováveis será lançada nesta sexta-feira

Publicado

em

Energias Renováveis
Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), FEAPR (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná), IDR-Paraná, Sistema Faep, Sindicato Rural de Cascavel e Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel) realizam nesta sexta-feira (2) o lançamento oficial da Feira Paranaense de Energias Renováveis, que está programada para o período de 26 a 28 de outubro, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel.

Energia e emprego
O Paraná é um dos Estados com mais investimento em energias renováveis, seja nas cidades ou no campo. Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) enfatiza que, até 2050, o setor de energia renovável poderá empregar 43 milhões de pessoas e sustenta, juntamente com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que a transição energética criará mais postos do que perder.

O Paraná retomou a liderança em doações de órgãos (Foto: Divulgação)

Na liderança
Dados do último balanço do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), apontam que o Paraná retomou a liderança em doações de órgãos. Foram 39,7 doações efetivas na média por milhão de população (pmp), um incremento superior a 10% em relação ao índice alcançado no fim do ano passado (35,8). Além do primeiro lugar em doações, o Paraná permaneceu na liderança nacional por milhão de habitantes em transplantes de rim entre os 20 Estados habilitados.

Comunidade inteligente
Pelo segundo ano consecutivo, Curitiba é uma das sete finalistas do prêmio Intelligent Community Forum (ICF), do Canadá, que concede à cidade vencedora o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo. A Capital paranaense está concorrendo com Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália). O prêmio Intelligent Community Forum (ICF) 2022, reconhece a cidade como um todo, a comunidade trabalhando integrada e em sinergia para tornar a cidade inteligente.

Foco
Em entrevista o vice-governador em exercício, o empresário e presidente do Sistema Fecomércio no Paraná, Darci Piana, afirma que seu foco como vice-governador é dialogar com o setor produtivo e agilizar processos no poder público. “A maior diferença de uma estrutura pública do porte de um governo de estado para a gestão de uma empresa é a quantidade de pessoas às quais uma decisão precisa ser submetida”, disse ele.

Restituição do IR
A Receita Federal confirmou o pagamento de R$ 352.740.086,53 a contribuintes do Paraná pelo 4º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. De acordo com o órgão, serão contemplados 322.173 contribuintes no estado, nesta etapa. Os valores são depositados na conta bancária informada na Declaração de IRPF dos contribuintes. O quinto e último lote de restituições será pago no dia 30 de setembro.

Prioridade absoluta
Com projetos voltados ao incentivo à adoção e cuidados à criança e à família, Rodrigo Rodrigues Dias, da Comarca de Toledo, e Claudia Catafesta, da Comarca de Londrina, faturaram a primeira colocação na categoria juiz do Prêmio Prioridade Absoluta, organizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Prioridade absoluta II
O prêmio foi criado para reconhecer as práticas relacionadas às medidas protetivas (eixo temático I) e às infracionais (eixo temático II), cada qual subdividida em 5 categorias: Tribunal, Juiz, Sistema de Justiça, Poder Público e Empresas e Sociedade Civil Organizada.

Fora do pleito
Subiu para 19 o número de pessoas que renunciaram junto à Justiça Eleitoral às candidaturas a deputado estadual e federal no Paraná. Desistiram de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, Norberto da Farmácia (PMB) e Marcão do Kaskata (Republicanos), que se somam a Alex Mildemberger (PMB), Cezar Lima do BBB (União), Escritora Angela Gomes (Rede), Amilton Junior (Novo), Carlão (União), Rodrigo Salvadori (PP), Valdemar Delatorre (PSDB) e Patrícia Aleotti (Podemos).

Velocidade 5G
Quem for à Cidade do Rock em algum dos sete dias do Rock in Rio terá grandes chances de conseguir publicar aquela selfie ou aqueles stories nas redes sociais sem nenhum atraso provocado pela dificuldade de conexão. Isso porque o festival será o primeiro grande evento no Brasil a utilizar o 5G – e mesmo quem ainda usa a tecnologia 4G será beneficiado por isso. O evento está previsto para acontecer este ano dos dias 2 a 11 de setembro.

Auxílio Brasil
O governo entregou ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual e não incluiu a promessa de manter o Auxílio Brasil de 600 reais em 2023. O texto prevê o pagamento de 405 reais em média para 21,6 milhões de famílias. Para tentar viabilizar o benefício no valor pago atualmente, Jair Bolsonaro pretende aumentar as privatizações.

Urnas seguras
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, recebeu o ministro da Defesa, Paulo Sérgio, no tribunal para encaminhar ações e procedimentos para as eleições deste ano. O fato principal do encontro, porém, foi o reconhecimento por parte dos militares de que as urnas eletrônicas são seguras. O TSE ainda se comprometeu a divulgar todos os boletins de urna para possibilitar a conferência dos votos.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente