Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Foz vai ganhar filial de um dos maiores museus do mundo

Publicado

em

Pompidou
Governador Ratinho Junior e o presidente do Centro Georges Pompidou, Laurent Le Bon, selaram a parceria que iniciou em 2022 para a instalação de uma “antena” do museu, como são chamadas as suas filiais, em Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, que será a primeira da América Latina. Pompidou é um dos maiores museus do mundo dedicado à arte moderna e contemporânea.

Copacol Agro
Darci Piana, governador em exercício do Paraná, participa da abertura do Copacol Agro nesta terça-feira, 7, com a comitiva do Palácio do Iguaçu. Este será o primeiro ato público, após desincompatibilização de secretários que planejam disputar o pleito deste ano e transmissão oficial do mandato, após viagem de Ratinho Júnior para missão internacional. A sétima edição do evento em Cafelândia também será prestigiada por Norberto Ortigara, que assumiu a secretaria da Fazenda.

Fórum Fiep
Com participação no Fórum Permanente Regional da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em Londrina, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) defendeu a expansão da atividade industrial para todas as regiões do Paraná. “É necessário pensar o Paraná como um todo e expandir a indústria porque cada região tem potenciais e um perfil próprio a serem explorados”, disse.

Fórum Fiep II
Promovido pela Federação das Indústrias do Paraná, o fórum reuniu mais de 300 lideranças do setor industrial e de instituições parceiras da região Norte, além de autoridades políticas. Levantamento entre os participantes apontou o que é preciso ser solucionado para alavancar o desenvolvimento industrial da região. Inovação, empregabilidade e infraestrutura foram os três temas mais votados.

Orla de Matinhos
Novo boletim divulgado pelo IAT apontou que a revitalização da Orla de Matinhos atingiu 94,13% em abril. Essa é a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, com investimento de R$ 354,4 milhões por parte do Governo do Estado. A recuperação segue dentro do cronograma, com previsão de término para o segundo semestre deste ano.

Campeonato Brasileiro
O Santos Futebol Clube estará em Londrina para disputar a oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo será no estádio do Café, no dia 3 de junho, uma segunda-feira, às 20h, diante do Botafogo-SP.

Natal Encantado
O secretário de Turismo do Estado, Márcio Nunes, esteve presente em uma reunião na Prefeitura de Goioerê ao lado do prefeito Betinho Lima e do secretário de Cultura, Dhionata Macena. Durante o encontro, foi anunciado que serão liberados R$ 200 mil para a programação do Natal Encantado deste ano no município.

Contra a dengue
Cascavel iniciou uma campanha de vacinação contra a dengue em todas as 47 unidades de saúde da cidade. A ação é voltada para crianças de 10 a 14 anos, faixa etária que apresentou altas taxas de hospitalização pelo vírus nos últimos cinco anos. A estimativa é que Cascavel tenha uma população de mais de 21,7 mil pessoas nessa faixa etária. O objetivo da campanha é atingir 90% desse público-alvo.

Cobrança de pedágio
Começou nesta segunda-feira (6) a cobrança de pedágio dos eixos suspensos (pneus fora do chão) de caminhões e carretas que passam pelas rodovias sob administração da Arteris. A medida atinge motoristas que trafegam, no Paraná, pelos diferentes trechos da BR-116 e pela BR-376, entre São José dos Pinhais e Guaratuba.

Feirão de Turismo
O Feirão de Turismo em Curitiba acontece no dia 18 deste mês, no Mercado Municipal, e as inscrições terminam nesta terça-feira (7). O evento é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com os estados. Podem participar agências de viagens e/ou operadores de turismo e todos os prestadores de serviços turísticos, como a rede hoteleira, por exemplo. O Edital completo está disponível no site da Secretaria Estadual de Turismo.

Desincompatibilização
Em função da desincompatibilização dos secretários que planejam disputar o pleito deste ano, já estão em curso as mudanças na equipe de secretários estaduais e em outras estruturas do governo. Governador Ratinho Júnior confirmou as alterações nas pastas da Fazenda, Cidades, Inovação, Modernização e Transformação Digital, Administração e Previdência, Agricultura e Abastecimento e Desenvolvimento Sustentável. Também há trocas na Controladoria-Geral, Sanepar, Fomento Paraná, Instituto Água e Terra e BRDE.

Dia das mães
Todas as mães que visitarem o Parque Nacional do Iguaçu no domingo de Dia das Mães, 12 de maio, ganharão uma foto oficial de brinde da equipe de fotografia do parque. Além desse presente, o parque preparou um cardápio especial no Restaurante Porto Canoas e uma novidade para os visitantes, o Piquenique nas Cataratas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente