Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Moro contrata jornalista e publicitário Marcelo Cattani para tocar sua campanha ao Senado

Publicado

em

Sergio Moro. O ex-juiz federal da Lava Jato entrou na mira do novo Código Eleitoral
Moro: marqueteiro paranaense para caminho ao Senado (Foto: Cristiano Mariz)

Cattani, marqueteiro de Moro
A coluna Radar, da revista Veja, aponta que o candidato ao Senado Sergio Moro (União Brasil) contratou o jornalista e publicitário Marcelo Cattani para tocar sua campanha. Cattani foi secretário de Comunicação de Curitiba e secretário do governo paranaense na primeira gestão do tucano Beto Richa.

Marqueteiro de Moro
“Moro é o fato novo da eleição no Paraná. No confronto de biografias, ele vai mostrar o que o eleitor espera do senador Sergio Moro. É o mais qualificado pra representar 12 milhões de diferentes vozes paranaenses no Senado”, diz Cattani.

Debate à vista!
Band sai na frente e realiza o primeiro debate político com postulantes ao cargo de governador no estado do Paraná. O debate está confirmado para este domingo (07). Nas pesquisas divulgadas até o momento Ratinho Jr. lidera e pode ganhar já no 1º turno, Requião aparece em segundo lugar nas pesquisas. “Aprovamos um conjunto de regras muito eficientes que dará ao telespectador todas as condições de se informar sobre os candidatos. Acho que está tudo pronto para um belíssimo domingo democrático”, disse o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre.

Representante nacional
Curitiba é o município que representará o Brasil em uma série de reportagens sobre desenvolvimento sustentável. Uma equipe da CGTN TV (China Global Television Network) está em Curitiba, até sexta-feira (5/8), produzindo as reportagens. Serão abordados nas gravações as obras da Prefeitura para contenção de enchentes; os Jardins de Mel e hortas comunitárias; a Escola de Sustentabilidade de Curitiba; o Câmbio Verde; e um perfil histórico da cidade.

Só boatos!
Após os boatos de que Guto Silva (PP) havia desistido de sua pré-candidatura ao Senado Federal do Paraná, o deputado estadual negou que haja qualquer fato novo sobre sua pré-candidatura. O parlamentar afirmou que está aguardando as últimas definições a serem tomadas nas convenções partidárias até sexta-feira (5).

Apoio definido
Nesta terça-feira (02) foi realizada a convenção estadual do União Brasil no Paraná. O evento homologou a aliança com o PSD e irá apoiar o governador Ratinho Jr. Foram definidos os candidatos para a Câmara Federal, à Assembleia Legislativa do Paraná e ao Senado Federal e também os suplentes de Sergio Moro. O União Brasil vai participar com seis deputados estaduais e dois federais. A previsão da sigla é de conquistar oito cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná e quatro na Câmara Federal.

Eleitorado
O Paraná registrou aumento de 31% no eleitorado com mais de 70 anos. Em 2018, haviam 580.276 pessoas aptas a votar nas eleições gerais nesta faixa etária. Em 2022, este número saltou para 762.096 pessoas. O número de eleitoras e eleitores dessa faixa etária cresceu em todo o país. De acordo com o Portal de Estatísticas, a maioria do eleitorado acima de 70 anos é representada por mulheres, com 422.237 eleitoras. Já homens são 339.730 eleitores da faixa etária.

Ecofestival
As cidades de Antonina, Piraquara, Curitiba e também o distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova, irão sediar o evento, que contará com aventura, cinema e arte. A expectativa é mobilizar mais de 7 mil pessoas nas quatro localidades. O Mata Atlântica Ecofestival tem como objetivo ampliar o debate sobre a temática da conservação e uso das áreas naturais com “competições esportivas, exibições de produções cinematográficas independentes, apresentações musicais, mostras artísticas e literárias, palestras e rodas de discussões”.

“Bicho do Paraná”
A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei que reconhece a música “Bicho do Paraná”, do compositor João Lopes, como Patrimônio Artístico do Paraná. Nascido no município de Califórnia em 25 de maio de 1950, João Lopes da Silva cresceu em Rolândia e sua homenagem ao Norte do Paraná faz parte da canção que representa um hino informal para os paranaenses. João Lopes faleceu em 2020, pouco antes de completar 70 anos, deixando seis discos gravados e um legado de valorização à cultura e ao povo paranaense.

Sem registros
O laudo produzido pelos peritos do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná comprovam que foram apagados registros da câmera de segurança instalada no salão da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu (Aresf), em Foz do Iguaçu, onde o guarda municipal e o tesoureiro do PT Marcelo Arruda foi assassinado, no dia 9 de julho, pelo agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho.

Mistério
O resultado do laudo pode ter relação com a morte de Claudinei Coco Esquarcini, no dia 17 de julho. Ele era um dos diretores da Aresf e seria o responsável pelo monitoramento das câmeras e poderia ter fornecido senhas de acesso às câmeras de segurança do local onde o petista estava fazendo a festa de aniversário.

Pesquisa
Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada na quarta-feira (3), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está com 44% das intenções de voto no primeiro turno e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 32%. Em relação à última rodada, Lula caiu um ponto percentual, enquanto Bolsonaro subiu na mesma medida. A sondagem foi feita entre os dias 28 e 31 de julho. Foram entrevistadas 2 mil pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02546/2022.

Benefício para caminhoneiros
A partir da próxima terça-feira (9) começam a ser pagos os benefícios emergenciais concedidos a caminhoneiros. A portaria interministerial que regulamenta a medida voltada a “transportadores autônomos de carga” foi publicada em edição especial do Diário Oficial da União. O prazo para pagamento do benefício vai até 31 de dezembro de 2022, e será pago em seis parcelas mensais no valor de R$ 1 mil.

Benefício para caminhoneiros II
Segundo o MTP, têm direito a receber o Benefício Caminhoneiro-TAC os transportadores de carga autônomos com CPF válido e cadastrado no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C) até 31 de maio de 2022, na situação de Ativo”, entre outras exigências. No dia 9 de agosto serão pagas a primeira e a segunda parcelas, referentes aos meses de julho e agosto. O terceiro lote deverá estar disponível em 24 de setembro; e as demais parcelas, nos dias 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Facebook