Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Ratinho anuncia hoje em Foz nova modalidade do Ganhando o Mundo e mais uma edição do Escola Mais Bonita

Publicado

em

Ganhando o mundo
O governador Ratinho Junior participa nesta quinta-feira (22) do Seminário dos Diretores com Foco na Aprendizagem, promovido pela Secretaria Estadual de Educação em Foz do Iguaçu. O encontro reúne mais de dois mil diretores da rede estadual e tem como meta ampliar a integração metodológica. Ratinho vai anunciar uma nova modalidade do programa Ganhando o Mundo de intercâmbios internacionais e mais uma edição do programa Escola Mais Bonita, com investimento de R$ 100 milhões para pequenos reparos nas escolas.

Transformação Digital
 A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) do Estado lança o projeto Wi-Fi Paraná Inovador. A ação vai acontecer com a inauguração do primeiro ponto de acesso público à internet no bairro Cristo Rei, nesta quinta-feira (22), em Pato Branco. Também será anunciada a implementação de um espaço coworking público e gratuito para a população.

Retomada
A Justiça autorizou a retomada da obra da calçada às margens de praias em Matinhos no litoral do Paraná. A construção foi paralisada no começo de 2023 e faz parte da última etapa de revitalização da orla. A decisão é do juiz federal Flávio Antônio da Cruz, da 11ª Vara Federal de Curitiba, e libera os trabalhos após manifestação favorável do Ministério Público Federal.

Cursos técnicos
O Senai lançou edital com 2.310 vagas em cursos técnicos gratuitos disponíveis no Paraná. As oportunidades são para Curitiba, região metropolitana e as cidades das regiões Norte, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Campos Gerais.

Resultado
A Uenp divulgou o resultado final do vestibular. Os candidatos aprovados devem realizar matrícula online até o dia 3 de março. As aulas na Uenp para os estudantes ingressantes terão início no dia 8 de abril. As matrículas devem preencher 1.024 vagas em 25 cursos nos três campus: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.

Encontro
O Novo, do ex-deputado Deltan Dallagnol, vai fazer encontro estadual da legenda em Curitiba no dia 9 de março. O congresso vai ser no Buffet du Batel. A ideia é apresentar os novos filiados e a expectativa é atrair de 15 a 20 vereadores com mandato para disputar a eleição de outubro.

Roteiro religioso
O Paraná tem um novo roteiro do turismo religioso. Lançado neste mês em Prudentópolis, o Caminho de São Miguel Arcanjo reúne fé, cultura, história e muitas belezas arquitetônicas e naturais. O trajeto de 122 quilômetros sai do centro da cidade e passa por 24 comunidades rurais e 24 igrejas, além de atrativos naturais, culturais e pontos de apoio para o peregrino.

Fiscalização
O TCE assinou convênio com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e as sete universidades estaduais para implementar um programa de extensão universitária de apoio à fiscalização da gestão pública paranaense e fomentar o controle social do gasto público, por meio de capacitação e engajamento.A fiscalização de obras públicas do tribunal vai contar com o reforço de 60 alunos desse curso das quatro instituições, com a supervisão do Crea-PR.

Turismo
Com os treinos livres começam nesta sexta-feira (23), em Londrina, o Campeonato Paranaense de Turismo Race Challenge. Serão disputadas as categorias Super Turismo, Turismo, Força Livre e Clássicos, com promoção e organização da Race Challenge e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo. A temporada deste ano terá seis etapas: três em Londrina e três em Cascavel.

Pré-candidata
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria (Republicanos), afirmou que é pré-candidata à reeleição nas eleições de 2024. No cargo há 22 meses, Rosa Maria assumiu a prefeitura em abril de 2022 quando a então prefeita Marli Paulino (Solidariedade) se descompatibilizou do cargo para assumir mandato na Assembleia Legislativa.

‘Saidinha’
O Senado aprovou o projeto de lei que acaba com a saída temporária de presos em regime semiaberto em datas comemorativas, a chamada ‘saidinha’. A matéria aprovada mantém a saída de detentos apenas para realização de cursos. Atualmente, eles podem sair também para visitar a família ou participar de atividades que contribuam para a ressocialização até cinco vezes ao ano.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente