Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Ratinho Junior? Bolsonaro anuncia que PL vai filiar “governador peso pesado”

Publicado

em

Quem será?
O PL vai filiar em breve um “governador peso pesado”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro na filiação do senador Izalci Lucas (PL-DF) em Brasília. Na lista do provável filiado estão Ratinho Junior (PSD-PR), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Eduardo Leite (PSDB-RS).  

Pesquisa de opinião
O desempenho do governador Ratinho Junior numa pesquisa de opinião pública nacional, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, surpreendeu aliados. Nos cenários elaborados pelo instituto, Ratinho tem melhor desempenho do que os governadores de Minas e Goiás, Romeu Zema e Ronaldo Caiado e do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

Na espontânea
No levantamento espontâneo, o instituto realizou várias simulações. Ratinho Júnior registrou 14,6% das intenções de voto no cenário em que aparece, posicionando-se à frente de Ciro Gomes com 12,9%, Simone Tebet com 8,3%, e Eduardo Leite com 3%. Seu desempenho também superou inclusive o de Zema, que alcançou 14,1%, e de Caiado, com 7,7%.

Julgamento
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná começa na próxima segunda, 1º de abril, a julgar duas ações que pedem a cassação do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, palco principal da Operação Lava Jato. O julgamento será transmitido no Youtube do TRE-PR.

Saúde
A Frente Parlamentar Municipalista da Assembleia Legislativa debate na próxima terça-feira, 2 de abril, o crescimento das despesas no atendimento à saúde sem contrapartida do governo federal. “A saúde é o principal problema enfrentado pelo brasileiro e se tornou o maior desafio da gestão municipal. As despesas, geralmente, passam dos 15% dos investimentos obrigatórios e as contrapartidas federais estão defasadas há anos”, disse o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD), coordenador da frente parlamentar.

Mais vereadores
A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa vai avaliar nesta segunda-feira (1º de abril), o projeto que altera de 19 para 23 o número de vagas no legislativo municipal a partir de 2025. A medida propõe o retorno para o número de cadeiras que vigorou entre 2013 a 2019 e justifica a ampliação do número de vagas pela representatividade política.

Conversa
O ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, lançou na sexta-feira, 22, em Curitiba seu último livro “Conversa com Edmar Bacha” – um dos responsáveis pela implantação do Plano Real. Na entrevista a Cristovam Buarque, Bacha rememora os papéis que desempenhou na economia e na educação brasileira, bem como analisa e discute temas recentes da economia do país.

Procura
A Justiça do Trabalho procura os donos de valores esquecidos em contas judiciais de processos trabalhistas arquivados no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, que somam R$ 21 bilhões.

Acordo
O acordo entre o Brasil e o Paraguai pela nova tarifa da energia gerada pela Itaipu Binacional ainda deve demorar alguns meses. A questão está em debate desde o fim de 2023. A taxa é definida todos os anos. É cobrada em dólar pela energia gerada, num cálculo que considera, dentre outros pontos, as despesas operacionais da usina e, até o ano passado, as parcelas das dívidas contraídas para a construção da barragem.

Centro das atenções
O presidente Lula assumiu o governo prometendo retomar o protagonismo do Brasil na preservação ambiental. Já houve avanços na proteção da Amazônia e na melhora da imagem do país no exterior – a recente visita de Emmanuel Macron mostra que o bioma segue no centro das atenções do mundo.

Desafio amazônico
Mesmo com a melhora da imagem do Brasil, ao proteger a Amazônia, os desafios seguem enormes. A atuação de facções na região, a crise humanitária dos ianomâmis, a persistência do garimpo ilegal e a estagnação dos indicadores sociais são alguns dos focos de preocupação do governo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente