Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Sorteio do Nota Paraná acontece nesta quinta-feira: quem vai ficar milionário?

Publicado

em

Nota Paraná
O sorteio do Nota Paraná acontecerá nesta quinta-feira (9), às 9h30. A transmissão ao vivo pode ser acompanhada por meio dos canais oficiais da Secretaria da Fazenda no Instagram, Facebook e YouTube. Mais de 3 milhões de consumidores e 1,4 mil entidades sociais estão concorrendo nesta edição.

Expoingá
Começa nesta quinta-feira (9) a 50ª edição da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). A feira é uma das mais importantes do estado e tem programação até o dia 19 de maio. O acesso ao parque custa R$ 10 a meia e R$ 20 a inteira. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do evento.

Fabricação paranaense
A Volkswagen está cogitando uma mudança na fabricação do Nivus. O SUV-cupê compacto atualmente é feito em São Bernardo do Campo (SP) em sua totalidade, mas a empresa analisa a possibilidade de finalizar a montagem em São José dos Pinhais (PR) ou ainda transferir a produção completa para o complexo paranaense. a Volkswagen está fazendo um estudo de viabilidade.

Campanha prorrogada
O Governo do Paraná prorrogou até o dia 22 de maio a campanha SOS RS. Alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), além de água potável, materiais de higiene e limpeza, colchões, colchonetes e cobertores podem ser entregues em qualquer unidade do CBMPR, das 8h às 20h. Unidades do Instituto Água e Terra (IAT) também estão recebendo doações.

Desenvolvimento
O Fórum de Planejamento e Desenvolvimento Territorial será realizado do dia 23 de Maio à 21 de junho, com  líderes regionais, prefeitos, secretários, vereadores, técnicos municipais, acadêmicos e empresários, para discutir o desenvolvimento dos municípios. O fórum acontecerá em cidades distintas: Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, e Maringá.

Pré-candidatos
Três deputados federais e uma deputada federal vão disputar as eleições municipais deste ano em duas cidades paranaenses. Até o momento, são pré-candidatos a prefeito de Curitiba os deputados federais Luciano Ducci (PSB) e Beto Richa (PSDB). E para prefeito de Londrina são pré-candidatos o deputado federal Filipe Barros (PL) e a deputada federal Luísa Canziani (PSD).

Olimpíada de Matemática
A edição de 2024 da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (OMAP) já começou. São 900 mil estudantes de 397 municípios do Estado inscritos. As confirmações aconteceram na realização da Prova Paraná, entre os dias 22 e 25 de abril. Do total de participantes, 150 podem se classificar para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), agendada para outubro. Em 2023, 123 alunos competiram em nível nacional.

Cooperação econômica
O governador Ratinho Junior participou do painel “Perspectivas para o desenvolvimento da cooperação econômica polonês-brasileira” no Congresso Econômico Europeu em Katowice, na Polônia. O fórum debate o futuro da economia polonesa e europeia sob a perspectiva de experiências de outros países.

Paraná do futuro
Para o governador, a parceria com a Polônia vai ajudar os técnicos do Paraná a encontrar novos parâmetros para a economia. “Estamos planejando o Estado do futuro como uma grande central logística, apostando no potencial produtivo das nossas cidades, investindo em inovação e na rede de sete universidades públicas estaduais, e reforçando também o nosso potencial turístico, que é um dos setores que mais crescem no Paraná e que está dentro da economia verde, que já reúne 32% do nosso PIB”.

Aprovação
Nova pesquisa Genial/Quaest mostra que a aprovação ao trabalho de Lula manteve-se estável entre fevereiro e maio, passando de 51% para 50%, após a sequência de queda registrada desde agosto. O mesmo ocorreu com a reprovação, que foi de 46% para 47%, dentro da margem de erro. Na avaliação geral do governo, 33% consideram positivo e outros 33%, negativo.

Cenário de guerra
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, promulgou, após aprovação em plenário, o decreto enviado pelo governo Lula que reconhece calamidade pública e agiliza a ajuda ao Rio Grande do Sul. Para esta semana, há previsão de novas tempestades e de queda na temperatura. Além do problema climático, alguns municípios estão sofrendo com saques, roubos, furtos e outros crimes, o que fez o governo federal enviar homens da Força Nacional de Segurança para reforçar o policiamento.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Copyright © 2017 O Presente