Fale com a gente

Dom João Carlos Seneme

Hoje a salvação entrou em nossa casa

Publicado

em

Neste domingo (11), celebramos o 10º Domingo do Tempo Comum, ano litúrgico “A”, que é dedicado ao Evangelho de São Mateus. A leitura do evangelho (Mt 9,9-13) narra a vocação de São Mateus.

A misericórdia é o tema central do Evangelho, onde Jesus a coloca no centro da religiosidade autêntica como valor imprescindível que define, ao mesmo tempo, Deus e o homem de fé, a essência dos mandamentos e da novidade cristã.

O chamado de Mateus é colocado neste contexto de verdadeira compreensão de Deus como Deus de misericórdia. É sabido que Jesus vai ao encontro dos pecadores, como nos revelam os evangelhos. Ele é acusado de ser um beberrão e comilão, amigos dos publicanos e pecadores (cf. Mt 11,19). O seu comportamento causava embaraço entre os judeus, de modo especial, os fariseus.

Portanto, chamar um publicano para segui-lo provocou escândalo aos que consideravam a cobrança de impostos para os romanos uma das profissões que mais distanciava da lei, semelhante à prostituição. Ser considerado publicano equivalia a dizer que era pecador, rejeitado pela sociedade judaica porque havia se vendido a Roma e, quando passava na rua, era apontado com o dedo e desprezado.

Diante da reprovação dos fariseus escandalizados, Jesus responde com um provérbio: “Os sadios não têm necessidade de médico, e sim os doentes”, e com uma citação do profeta Oséias: “Eu quero misericórdia, e não o sacrifício”. Conclui sua resposta ressaltando sua missão: “Não vim chamar justos, mas pecadores”.

O comportamento de Jesus revela o rosto misericordioso de Deus. A missão de Jesus consiste em manifestar a justiça de Deus, que manifesta a bondade com a humanidade. O reino de Deus é a revelação de um amor concreto que pede uma religião verdadeira manifestada na liturgia e na vida. É o amor gratuito e salvífico que abraça a todos, que envolve tudo até a doação total que Deus realiza como perfeito ato religioso e litúrgico.

A comunidade dos discípulos é confrontada com a resposta pronta de um publicano, considerado pecador, impuro e odiado pelos judeus: ao convite de Jesus, Mateus responde com prontidão: “Ele se levantou e o seguiu”.

São Mateus é tocado pelo olhar e coração de Jesus, de modo que a sua vida é transformada: passa de homem impuro a dom de Deus, sua vida torna-se sinal da salvação de Deus. O nome Mateus vem do hebraico e significa “dom de Deus”. Mateus deixou seu ofício, seu dinheiro com grande sacrifício, porém a liberdade de Jesus faz de Mateus um homem livre porque Jesus lhe dá o dom do chamado e lhe oferece uma chance de ser ele mesmo, de mudar aquela vida triste e sem sentido para uma vida nova, de seguidor de Jesus.

Graças a Mateus nós podemos também refletir sobre a nossa vida e buscar o caminho da conversão. Hoje podemos acolher um novo olhar de Jesus para as nossas vidas; recebemos o dom de mudar a mente, o coração, a própria vida. Seguir Jesus não é um ato de vontade nem uma operação de conveniência ou um projeto que somos chamados a realizar. Seguir Jesus, como podemos ver no testemunho de Mateus, é entregar-se, confiar na Misericórdia de Deus.

Por Dom João Carlos Seneme. Ele é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

Copyright © 2017 O Presente