Fale com a gente

Social

Coluna Social desta terça-feira, 13 de fevereiro

Publicado

em

Todo charme de Patricia Porto, que apaga velinhas hoje (13). Tim-tim! (Foto: Arquivo pessoal)
O pastor Valdemar Martin e a esposa Leda, de Marechal Cândido Rondon, que comemoraram, recentemente, 60 anos de casados, uma marca rara nos dias de hoje. Em uma bonita cerimônia religiosa, o casal e a família celebraram com amigos esse feito. Parabéns ao casal! (Foto: Arquivo pessoal)
O médico rondonense Adriano Tagarra e a esposa. Ele aniversaria hoje (13). Parabéns! (Foto: Arquivo pessoal)
A bonita Sonaira Petri, que estreia idade nova hoje (13). Feliz aniversário! (Foto: Arquivo pessoal)
Toda simpatia de Luciane Benicio, aniversariante de hoje (13). Parabéns! (Foto: Arquivo pessoal)

Sai El Niño, vem La Niña

Após um ano e meio de duração e sucessivos recordes de temperatura batidos, o El Niño deve se despedir no segundo semestre e dar lugar ao La Niña ainda neste ano. De acordo com a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), a versão mais fria do fenômeno climático deve passar a vigorar entre julho e setembro, conforme documento da entidade, elaborado com base em uma série de modelos estatístico-climáticos.

O El Niño ocorre com intervalos de dois a sete anos, e se caracteriza pelo aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico na região do Equador. Isso causa a interrupção dos padrões de circulação das correntes marítimas e massas de ar, o que leva a consequências distintas ao redor do mundo.

Na semana passada, um relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou que, apesar de El Niño estar classificado atualmente como forte, a intensidade do fenômeno deve mudar de moderada para fraca nos próximos meses, com possibilidade de formação do La Niña no segundo semestre.

O La Niña é um fenômeno climático oposto, caracterizado pelo esfriamento das águas superficiais do Pacífico e pela consequente queda nas temperaturas globais. No Brasil, ele costuma causar fortes chuvas nas Regiões Norte e Nordeste. No Sul, há elevação das temperaturas e seca.

Na última vez em que vigorou, o fenômeno teve a duração de três anos. 

Aniversariantes desta terça-feira, dia 13 de fevereiro:

Adriana de Jesus Alves
Adriano Tagarra
Ana Welp
Irene Scheuermann
Ivone Zuge Prestes
Laise Cristina Hermes Thomas
Lovane Foletto
Maria Laura Sturm
Neusa de Castro
Victor Hugo Soares

Copyright © 2017 O Presente