Copagril – Compras no Site
Esportes

A um passo do acesso, Inter pode atingir projeção de pontos neste sábado

Na iminência do acesso, o torcedor colorado já está acostumado a correr para a calculadora após cada rodada para projetar o tão esperado retorno à elite. Mas o duelo do Inter contra o Ceará, neste sábado (28), às 17h30, pela 32ª rodada da Série B, reserva um elemento especial na matemática colorada para assegurar um posto entre os quatro primeiros colocados da competição. Líder isolado, o Colorado pode alcançar os 64 pontos com um triunfo.

A marca é considerada suficiente pela diretoria para assegurar o acesso ao final da competição – mesmo que a vaga matemática não seja, de fato, confirmada diante do Ceará. A pontuação "garante" o retorno à elite de acordo com a média da Série B em pontos corridos e com a atual projeção de pontos do quinto colocado.

Casa do Eletricista – GENCO

Os cálculos, claro, variam. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o técnico Guto Ferreira estipulam 66 pontos como uma meta segura para garantir o acesso. Mas o próprio treinador admite que sua projeção é com a "margem esticada", como uma espécie de precaução.

Eu tinha colocado a margem esticada, 66. Para essa partida, 64 é o que é possível. Temos que fazer grande partida e vencer o Ceará aqui dentro. Isso não nos garante matematicamente. Eu sempre deixei bem claro que não se garantindo matematicamente não dá para se colocar em situação final. Temos que respeitar muito a equipe do Ceará. Temos que jogar uma grande partida e vencer – diz o treinador.

Chances de acesso:

Site infobola, do matemático Tristão Garcia: 99%

Depto. de Matemática da UFMG: 99,82%

Projeções à parte, o treinador nega que sua equipe esteja "ansiosa" com a proximidade do retorno à elite. O Inter pode garantir oficialmente o acesso com duas vitórias consecutivas em casa, contra Ceará e CRB. Para isso, torce contra Oeste e Vila Nova, 5º e 6º colocados, respectivamente. O Londrina (7º) é outro que pode inviabilizar a classificação no Beira-Rio, mas apenas na margem de saldo de gols, caso vença os dois próximos jogos.

Não sei se a ansiedade existe. Nos treinamentos, não senti isso no grupo. Eu senti um grupo bastante focado. Se tiver esse tipo de comportamento, a tendência é fazer um grande jogo. Quando se joga bem, fica mais perto do objetivo. Nem sempre alcança. Tem que estar mais perto e conseguir. Mais do que nunca, é Beira-Rio lotado, equipe extremamente focada buscando fazer o melhor e superar a difícil equipe do Ceará”, afirma Guto.

Sem contar com Leandro Damião, com desgaste muscular, o Colorado se prepara para um duelo direto neste sábado, contra o atual quarto colocado da Série B. E leva a força do Beira-Rio como trunfo. O Inter ostenta um retrospecto de nove vitórias consecutivas em casa e, claro, busca o 10º triunfo seguido para fincar de vez um pé no G-4 da competição.

Sabemos que o acesso está próximo. Mas de nada adianta achar que vai vencer a qualquer custo. É ter tranquilidade. O grupo está maduro. Chegamos ao momento que queríamos. O torcedor vai estar ansioso. Não pode sair igual a louco. A gente encara como uma final. Como o jogo mais importante – afirma Danilo Fernandes.

 

INTER X CEARÁ – 32ª RODADA DA SÉRIE B

Local: Estádio Beira-Rio em Porto Alegre.

Data e hora: sábado (28), às 17h30.

Provável escalação do Inter: Danilo Fernandes; Alemão, Danilo Silva, Víctor Cuesta e Uendel; Charles, William Pottker, Edenílson, D'Alessandro e Eduardo Sasha; Roberson.

Provável escalação do Ceará: Éverson; Pio, Rafael Pereira, Luiz Otávio e Romário; Richardson, Pedro Ken, Leandro Carvalho, Ricardinho e Lima; Elton.

Desfalques do Inter: Marcelo Lomba, Ernando, Klaus, Rodrigo Dourado, Fabinho e Leandro Damião.

Desfalques do Ceará: Raul, Lelê e Tiago Cametá.

Pendurados do Inter: Leandro Damião, Danilo Silva, Felipe Gutiérrez, Carlos, D’Alessandro e Diego.

Pendurados do Ceará: Pedro Ken, Romário, Leandro Carvalho, Arthur Cabral, Rafael Carioca, Valdo e Tiago Alves.

Trio de arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa), auxiliado por Rodrigo Henrique Corrêa (Fifa) e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (trio do RJ).

Transmissão: Premier (com Luiz Alano e Batista). O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em Tempo Real.

 

Globo Esporte

TOPO