Fale com a gente

Esportes

Agora na 2ª fase, Jaclani Futuro almeja se classificar entre os quatro melhores

Publicado

em

A equipe Jaclani Futuro, criada neste ano com o objetivo de oportunizar uma nova alternativa no futsal de Marechal Cândido Rondon, de fomentar o desenvolvimento de atletas e estimular a cidadania, avançou à 2ª fase do Campeonato Paranaense Série Bronze. Da microrregião, o mesmo feito foi alcançado pelos times das cidades de Mercedes (grupo D) e Nova Santa Rosa (grupo F).

O presidente e auxiliar técnico Roberto Nunes e o supervisor Cristiano Bortolon enaltecem que apesar de o time ter se dedicado, ainda assim a classificação à 2ª fase de disputas foi uma surpresa. No entender deles, os atletas estão atuando de forma determinada e procurando jogar unidos, o que tem contribuído para bons resultados. Daqui em diante os dirigentes do time sub-20 esperam que os jogadores se mostrem ainda mais comprometidos para que a equipe consiga encerrar a temporada entre os quatro melhores, se possível avançando à Série Prata. Tal feito seria inédito, haja vista que os trabalhos foram iniciados neste ano.

 

Objetivo alcançado

Nunes salienta que o primeiro objetivo foi alcançado. “Quando montamos esta equipe, a expectativa era passar de fase, além de revelar atletas. A primeira etapa teve o objetivo alcançado e agora pretendemos ficar entre os quatro melhores. Sobre os atletas a intenção é trabalhar e colocá-los no cenário nacional, mas não é possível fazer isso do dia para a noite. É necessário um trabalho e acompanhamento para entregar para a equipe adulto. O nosso time é um projeto-piloto, uma iniciativa diferenciada, porque ninguém joga sub-20 apenas para oportunizar trabalho, mas quem sabe subir para a Série Prata e um dia para a Ouro”, diz.

Ele diz que os atletas estão oferecendo o melhor que podem nos treinos e nas partidas, sendo que a maioria deve crescer mais para frente. “A melhor colheita deve vir na categoria 1999, 2000 e 2001. Inicialmente nós não imaginávamos que seríamos tão bem aceitos na cidade, tendo em vista a expressão da Copagril, mesmo porque nós surgimos como um projeto novo. Os atletas estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Não sabíamos se iríamos classificar, mas conseguimos pela qualidade”, avalia o presidente da Jaclani Futuro.

 

Microrregião

O supervisor técnico da equipe menciona que o projeto foi criado no início do ano com a finalidade de atingir atletas de toda a microrregião. “Como os municípios de Mercedes e Nova Santa Rosa também entraram na Série Bronze com times próprios, nós optamos por jogadores de Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes e Marechal Rondon. A nossa equipe tem 18 jogadores: três de Entre Rios, dois de Quatro Pontes, quatro de Pato Bragado e nove de Marechal”, enumera Bortolon.

Ele reforça que o objetivo era avançar de fase, entretanto foi uma surpresa a classificação à 2ª fase da competição por se tratar de atletas sub-20 que disputariam um campeonato adulto e de alto nível, caso da Série Bronze. “É difícil jovens atuarem diante de adultos que são mais desenvolvidos e experientes. Mesmo assim, nosso time se superou, sendo que quatro atletas já haviam atuado antes. Os nossos jogadores estão correspondendo muito bem”, expõe.

Os treinos são realizados de segunda a sexta-feira, às 07h30, antes da Copagril Futsal, no Ginásio Ney Braga. “Estamos pegando firme e vemos que isso deve fazer toda a diferença lá na frente. Classificamos e agora estamos competindo na 2ª fase com times mais experientes, portanto mostramos que os nossos atletas têm se destacado e se comportado muito bem. Todos estão adquirindo certa melhora, o que é algo automático devido aos treinamentos. Os jogadores evoluem a parte técnica, física e tática”, acrescenta.

 

Social

Além de formar atletas de alto rendimento, outra intenção da direção do time é formar bons cidadãos. Em vista disso, uma das iniciativas foi se cadastrar na Associação Sangue Bom, visando contribuir com o Banco de Sangue de Toledo. “Outra ação aconteceu na semana passada, quando fomos a Novo Três Passos. Os jogadores têm dado boa resposta no sentido de ajudar a comunidade e entendem ser importante gerar um ambiente bom para a piazada jogar. A partir disso pintamos a quadra, levamos bolas e coletes para oferecer estímulo às crianças da localidade. Há outras ações para incentivar a gurizada a jogar futebol e manter parcerias com amigos e entidades, pois, além da alegria pela vitória nos jogos, o futsal traz muita amizade”, ressalta Bortolon.

 

Novo desafio

A Jaclani Futuro começou com vitória a 2ª fase da Série Bronze. No último sábado (12), o time rondonense derrotou a Prefeitura de Luiziana por 4 a 3 e vem liderando o grupo E. O próximo desafio está marcado para amanhã (16), quando a Jaclani Futuro enfrenta o time Adaf/Rede Brasil/Lado Oposto Uniformes. O duelo está marcado para as 20h30, no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, em Cascavel. O grupo E está integrado pelos seguintes times: Casa Favero/Renascença, Jaclani Futuro, Prefeitura de Luiziana e ADAF/Rede Brasil/Lado Oposto Uniformes.

Copyright © 2017 O Presente