
O grupo formado por 11 atletas da equipe Aroba (Associação Rondonense de Basquete)/Sicredi/Colégio Rui Barbosa/Marechal Cândido Rondon realiza os últimos ajustes em termos de preparação para disputar mais uma competição nacional. O time, que neste caso atua pelo Colégio Rui Barbosa, embarca amanhã (18) para representar o município e o Estado do Paraná no 6º Campeonato Brasileiro de Desporto Escolar, na categoria sub-18, cujas disputas acontecem na cidade de Recife, em Pernambuco.
De acordo com o treinador Guilherme Roma, as partidas serão realizadas a partir de terça-feira (21) seguindo até o próximo dia 29, com participação de equipes de todos os Estados do país. Diferente do ano passado, dessa vez não existe 1ª, 2ª ou 3ª divisão, sendo o enfrentamento todos contra todos em cada chave. Esta é uma competição desgastante, sendo que a previsão é de dez jogos para o time que avançar à final, explica.
Os times que se tornaram campeões da fase estadual dos Jogos Escolares ficam na cabeça de chave, sendo que os dois melhores de cada chave se classificam para as fases consecutivas. Existe eliminatória estadual, porém o título dos Jogos Escolares Brasileiros nos fez sermos agraciados com esta vaga justamente por não termos participado do Sul-Americano. Esta é a quarta vez que disputamos uma competição nacional, menciona o treinador Roma.
OTIMISMO
O ala-armador Gustavo Lucas Paulino está há um ano e meio na equipe rondonense e integrou o time campeão dos Jogos Escolares Brasileiros. Ele comenta que o treinamento realizado com os atletas foi de dois períodos por dia, além de outras duas horas de exercício na academia. O atleta acredita que pela preparação a qual os jogadores foram submetidos, a possibilidade é de protagonizar boas partidas ao longo do certame.
Apesar de praticamente todos os times serem fortes, nós estamos motivados e otimistas com relação a mais essa disputa, e acreditamos poder nos classificar às fases decisivas. A nossa equipe vem crescendo a cada competição e tem todas as chances de se destacar neste campeonato. Vamos buscar as principais posições, melhor ainda se pudermos chegar à final, enfatiza Gustavo.
VAGA
E o empenho dos atletas vale algo inédito: caso o time rondonense se torne campeão, conquistará vaga para disputar o Campeonato Mundial, que acontecerá de 27 de abril a 05 de maio na Croácia. O 1º lugar também classifica para o Pan-Americano, em julho, cujas prováveis sedes são o Brasil e o Canadá.
PREPARAÇÃO
Com relação aos treinos, Roma lembra que algumas etapas foram puladas devido ao pouco tempo hábil de preparação. Em 2016 a gente disputou o Brasileiro no fim do ano. Além do mais, a apresentação dos atletas foi no dia 26 de janeiro, então formamos uma parceria com a Unioeste e fizemos avaliação e periodização a partir dela. A nossa vantagem é de que os meninos se apresentaram bem fisicamente e de forma adequada, sendo que nós demos ênfase na parte técnica e tática o mais próximo do ideal exigido para participar de uma competição importante, considera.
O treinador menciona que nos últimos dias os trabalhos com os rondonenses estiveram voltados à parte de jogos, com média de duas partidas a cada três dias. Eram amistosos com o objetivo de corrigir falhas e oferecer ritmo de jogo ideal aos atletas. Felizmente a Aroba não deixa a desejar para outros grandes clubes do Brasil, sendo que para este ano trouxemos jogadores que estavam no Palmeiras e em outras equipes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A nossa ideia é atuar para avançar de fase e chegar a uma semifinal, para quem sabe almejar algo maior, comenta.
RELACIONADOS
Foram relacionados para disputar a competição os seguintes 11 atletas: Alex, Eduardo, Eric, Guilherme Brandalise, Guilherme Lima, Gustavo, Leonardo, Luís, Maicon, Paulo e Peterson. O jogador Paulo Martins integra a comissão técnica ao lado de Guilherme Roma.