Fale com a gente

Esportes Novidades

Basquete rondonense comemora conquistas inéditas

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Duas ótimas notícias para o basquete de Marechal Cândido Rondon. Recentemente, a Associação Regional Oeste do Paraná (Arobas) recebeu a aprovação do projeto “Desenvolvendo o Basquete e Formando Cidadãos” junto ao Ministério da Cidadania. Isso significa que a partir de agora o projeto faz parte da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), a qual permite que pessoas físicas e jurídicas invistam parte do Imposto de Renda em determinados projetos, com os valores de até 6% e 1%, respectivamente, sendo abatidos do próprio Imposto de Renda dos doadores. Vale ressaltar que esta Lei de Incentivo é exclusiva para o esporte, ou seja, não concorre com nenhum outro incentivo fiscal.

“Esse é o primeiro projeto esportivo de Marechal Cândido Rondon a fazer parte desta Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto ‘Desenvolvendo o Basquete e Formando Cidadãos’ busca atender crianças de oito a 17 anos, com núcleos para escolinhas, ou seja, visando o trabalho social, e também a volta das equipes de rendimento da Arobas, buscando retomar a participação em competições, como campeonatos paranaenses e taças Paraná”, explica o coordenador da entidade, Paulo Boehs Martin.

 

CBC

Além do projeto aprovado no Ministério da Cidadania, a Arobas passa a integrar também o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), principal organização de clubes de basquete do Brasil, responsável pelos campeonatos da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e também do Novo Basquete Brasil (NBB).

“Essa integração nos permite disputar campeonatos nacionais, com clubes já renomados do basquetebol, como Flamengo, Franca, Pinheiros, Paulistano, desde a categoria sub-15 até o profissional”, destaca Martins, que já vestiu a camisa da Arobas como atleta em competições estaduais e nacionais.

 

Histórico

Fundada em 11 de dezembro de 2010, a Arobas é uma associação sem fins lucrativos. Em 2012, o projeto passou a ser denominado “Desenvolvendo o Basquete e Formando Cidadãos”, tendo como principal objetivo a prática desportiva formadora de atletas e a prestação de serviços de proteção social a crianças e adolescentes de Marechal Cândido Rondon e região. Em quase 11 anos de projeto, já foram atendidas em torno de 1,6 mil crianças.

No decorrer de sua história, o projeto formou diversos atletas e conquistou inúmeros títulos, dentre eles o de bicampeão brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude (COB e CBDE), representando, em 2017, o Brasil no Jogos Escolares Mundiais, realizado em Poreč, na Croácia, em 2017, sob o comando do técnico Guilherme Roma, além do bicampeonato Sul-Brasileiro e 11 títulos paranaenses em diversas categorias.

Atualmente, os treinamentos da Arobas estão paralisados em virtude da Covid-19. “Antes da pandemia, estávamos com um público de 160 crianças atendidas em quatro núcleos, sendo um deles de inclusão social, na Escola Bento Munhoz da Rocha Neto”, menciona Martins.

 

Contatos

Pessoas físicas e jurídicas interessadas em apoiar o projeto “Desenvolvendo o Basquete e Formando Cidadãos” podem entrar em contato com Paulo Martins, pelo telefone (45) 99952-8509, ou Nair Boehs, pelo 99933-1440.

 

Em quase 11 anos, o projeto “Desenvolvendo o Basquete e Formando Cidadãos” já atendeu em torno de 1,6 mil crianças e adolescentes: incentivo à prática esportiva (Foto: Divulgação)

 

Paulo Boehs Martin, coordenador da Arobas: “Esse é o primeiro projeto esportivo de Marechal Rondon a fazer parte desta Lei de Incentivo ao Esporte” (Foto: Divulgação)

 

 

O Presente/Gustavo da Cunha

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente