| O Presente |
|---|
| Registro da visita ao jornal O Presente dos ciclistas viajantes Janilton Ferreira e Emanuel da Silva |
Com o intuito de conhecer o Brasil e demais países da América Latina, o catarinense de Itajaí Janilton Ferreira (Ciclista Maluco), de 58 anos, e o ponta-grossense Emanuel da Silva, de 29, decidiram pegar suas bicicletas e sair pedalando mundo a fora. Ontem (03), em passagem por Marechal Cândido Rondon, visitaram o jornal O Presente e contaram um pouco de suas andanças.
Desde 1986, Ferreira viaja sobre duas rodas, com apenas algumas peças de roupa e contando com a ajuda das pessoas em cada cidade que para. Ele conta que já conheceu mais de três mil municípios brasileiros e 24 Capitais, além dos países Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Dentre as pessoas que conheceu nestas suas andanças estão o ex-presidente Lula, o qual lhe deu o apelido de ciclista maluco, antes era conhecido como Zé do pedal, os jogadores Neymar, Júlio Cesar, Hernani, Edinho (filho do Pelé), Romário (hoje deputado), Biro Biro, Edmundo, o técnico de futebol Renato Gaúcho, Pópo, os jornalistas Mauro Naves e Tadeu Schimidt, dentre outras personalidades.
Já Silva pedala há 11 anos pelo simples fato de poder sentir o vento batendo no rosto e de poder conhecer e se encantar com lugares, culturas e pessoas diferentes. Os dois pedalam juntos há um mês. Eles se encontraram em Ibema e desde então estão viajando lado a lado. Por dia, pedalam cerca de 60 a 80 quilômetros. Para comer e dormir pedem auxílio das prefeituras.
Nós somos aventureiros e andarilhos, afirma Ferreira. Eles se despedem do município rondonense hoje (04), quando seguem viajem rumo a Mercedes, Guaíra, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Brasília, onde pretendem conhecer a presidenta Dilma Rousseff e registrar o momento, assim como fazem em cada local que param.