Esportes Dia de clássico

Com força máxima, Inter e Grêmio abrem decisão do Gauchão 2019

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

 

Um mês após se encontrarem pela fase classificatória do Campeonato Gaúcho, Internacional e Grêmio voltam a se enfrentar no clássico de número 419, pela primeira partida da decisão do Estadual, às 16 horas deste domingo (14), no Beira-Rio, em circunstâncias totalmente diferentes. Se em março ambos os times “desdenharam” da partida e colocaram reservas em campo, desta vez não há espaços para brincadeiras: será força máxima na busca pelo título gaúcho.

De lá pra cá, os momentos das equipes também mudaram. O Grêmio, cotado como grande força da América, era o favorito mesmo com reservas em campo e fez valer a grande fase diante de um Inter que precisava mostrar serviço com peças menos badaladas. Deu a lógica na partida, e o Tricolor venceu por 1 a 0 na Arena. No entanto, as análises mudaram de figura nas últimas semanas.

Após uma incrível sequências de vitórias, principalmente na Copa Libertadores, o Colorado encara um Tricolor que, apesar de um bom resultado na competição continental, está em situação delicada no torneio. Além disso, agora, o Inter possui um trunfo: Paolo Guerrero. Em seus dois primeiros jogos com a camisa colorada, o peruano já marcou três gols.

“O Inter tem de ser muito respeitado. Eu acho que vão ser dois Gre-Nais muito bons, o público gaúcho que vai ser beneficiado. O Inter está numa boa fase, e o Grêmio voltou a estar numa boa fase. Serão dois clássicos duríssimos e temos que fazer por merecer”, avaliou o vice de futebol gremista Duda Kroeff, na última quarta-feira (10).

O Grêmio, claro, não é carta fora do baralho. Apesar da turbulência sofrida na Libertadores, o time de Renato Gaúcho é dono da melhor campanha do Gauchão e conta com um grupo forte. Mesmo que Luan não atue, o treinador tem nos jovens Matheus Henrique e Jean Pyerre, juntamente com Everton, depositadas as esperanças de um fator surpresa na casa do rival.

“Nós vamos enfrentar uma equipe que tem a melhor campanha do Gauchão, que sofreu apenas um gol na competição, que tem a melhor defesa do Brasil. Tudo isso dito pelo seu treinador. E esses números confirmam que o Inter não chega em um melhor momento”, declarou o vice de futebol colorado Roberto Melo, em entrevista ao colunista Filipe Gamba, na última quinta-feira (11).

O certo a se esperar são dois times embalados pelo moral elevado e confiança de suas últimas apresentações. A única dúvida de Odair Hellmann é o capitão Rodrigo Dourado, que sentiu o joelho e deve ser desfalque. Caso não jogue, Rithely é o substituto. Com isso, o Inter que deve entrar em campo terá Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado (Rithely), Edenilson, Patrick, D’Alessandro e Nico López; Paolo Guerrero.

Já Renato Gaúcho não tem dúvidas de que o melhor time para o clássico foi o que atuou na vitória por 3 a 1 contra com Rosario Central, com Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Diego Tardelli, Jean Pyerre e Everton; André.

 

Com Gaúcha FM/Zero Hora

TOPO