| O Presente |
|---|
![]() |
| Raphael Roel Martins (Rapha), novo preparador físico da Copagril Futsal |
O preparador físico Raphael Roel Martins, conhecido como Rapha, é o mais novo integrante da comissão técnica da Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon Futsal. Ele assume a função após a transferência do preparador físico e fisiologista David Francisco Vidal Cardoso para o clube russo Gazprom-Ugra, no início desta semana.
Os dois profissionais trabalharam juntos no S.C. Corinthians Paulista de 2008 até final de 2012, quando Cardoso acertou sua vinda para o clube rondonense. Campeão pela Liga Paulista de Futsal, Rapha, antes adversário, passa a ser um importante aliado do treinador Marquinhos Xavier, pois também analisa e estuda as equipes adversárias.
De 2010 a 2013, trabalhou como auxiliar de preparação física na campanha do clube corintiano na Liga Nacional e vem a Marechal Cândido Rondon com o intuito de ajudar a equipe local a chegar o mais longe possível nas duas principais competições que disputa: Liga Futsal e Campeonato Paranaense da Série Ouro.
Acredito no grupo. É uma equipe que está empenhada em desenvolver o seu trabalho, é um grupo forte, por isso quero conseguir tirar o máximo de cada atleta. Ainda estou conhecendo os jogadores, mas tenho certeza que temos condições de chegar às finais dos campeonatos e trazer títulos para a cidade, diz confiante, afirmando que tem contrato vigente até final da temporada.
Conforme Marquinhos, estas mudanças são naturais e acontecem em razão de que a Copagril Futsal possibilita aos profissionais uma maior visibilidade no mercado. Em termos técnicos, segundo ele, Rapha segue a mesma linha de trabalho que David, não havendo nenhum decréscimo na troca dos profissionais.
A gente fica feliz que tem mais um profissional sendo absorvido pelo mercado russo, que está em crescimento, o que eleva a nossa imagem como uma equipe que além da formação de atletas também contribui na evolução profissional daqueles que aqui trabalham, destaca o dirigente.
Segundo ele, a estrutura técnica do clube rondonense não conta com a presença de um auxiliar técnico e o preparador físico, por sua vez, acaba suprindo esta função, auxiliando e contribuindo de forma geral para o bom andamento do trabalho.
Trabalhei assim com o Mário e o David também tinha esta interferência, este auxilio. O Raphael tem esta mesma abertura e autonomia para agregar informações, então, isso facilita bastante. A gente já trabalha aqui de uma forma muito integrada, claro que a tomada de decisão final cabe ao técnico, mas a contribuição de todos é importante. É uma característica que a gente sabendo usar e aproveitar será benéfica para o grupo, afirma Marquinhos.
