Fale com a gente

Esportes

Coxa conquista vaga inédita na Sul-Americana

Publicado

em

Divulgação/Coritiba
Vanderlei pegou três pênaltis e classificou o Coxa

O Coritiba, enfim, se classificou para a fase internacional da Copa Sul-Americana – e com grandes doses de emoção. Na noite de terça-feira (27), o Coxa venceu o Vitória por 1 a 0 no tempo regulamentar, devolvendo o placar da primeira partida, e levou a decisão da vaga para os pênaltis no estádio Couto Pereira. E da marca da cal, Vanderlei se destacou: defendeu três cobranças e colocou o Verdão nas oitavas de final da competição continental pela primeira vez.

O próximo adversário do Coritiba na Sul-Americana sai do confronto entre Itagüi Ditaires (Colômbia) e River Plate (Uruguai), que se enfrentam nesta quarta-feira (28). Na primeira partida, os colombianos venceram por 1 a 0 jogando em casa.

Necessitando de gols, Coxa é mais ofensivo, mas para na defesa do Vitória

Há cinco jogos sem vencer e precisando fazer uma vantagem de dois gols para se classificar, assim o Coritiba entrou em campo. Escalado com uma formação com praticamente quatro atacantes, até tentou criar chances de gol logo cedo, mas apresentou muita dificuldade de encaixar os passes. E foi o Vitória que chegou primeiro com perigo com Fabrício, autor do gol da partida em Salvador, que bateu uma falta nas mãos de Vanderlei.

Com mais posse de bola, o Coxa apostou principalmente na velocidade de Geraldo pelo lado esquerdo para agredir o adversário. Não deu resultado efetivo, os jogadores ofensivos não se entenderam e a defesa baiana conseguiu anular as jogadas coxas-brancas. Por outro lado, quase sempre com Maxi Biancucchi, o Leão avançava com mais eficiência em contragolpes pela direita.

Sem furar o bloqueio rubro-negro tocando a bola no chão, o time alviverde arriscou alguns cruzamentos na área buscando o desvio de um dos atacantes de referência. A tentativa, porém, também não resultou em perigo ao goleiro Wilson. E o Vitória seguiu aproveitando os erros para sair em velocidade nos contra-ataques.

Já na parte final do primeiro tempo, o Coritiba se postou no ataque e trocou passes em busca de uma brecha para criar ao menos uma oportunidade cara a cara com o gol. Como não aconteceu, Gil e Junior Urso chutaram da intermediária, mas mandaram longe da meta. Nos lances finais, Bill chutou rasteiro da risca da área e tirou o “uuhh” da torcida coxa-branca.

Em duelo em que goleiros aparecem, Vanderlei leva a melhor e garante classificação inédita

Quando uma decisão vai para os pênaltis, ou um cobrador é crucificado como vilão ou um goleiro vira herói. O segundo caso se encaixa na situação de Vanderlei.

No inicio da disputa por pênaltis por uma vaga nas oitavas da Sul-Americana, os cobradores fizeram seus papéis e converteram as duas primeiras batidas para cada lado. Fabrício e Luís Alberto fizeram para o Vitória; Vitor Júnior e Bill para o Coritiba.

A partir de então, os goleiros apareceram: Vanderlei pegou o chute de Maxi Biancucchi e Pedro Oldoni; enquanto Wilson defendeu de Arthur e Victor Ferraz. A última rodada de batidas acabou nas redes, com gols de Marquinhos e Julio César, e o empate em 3 a 3 levou o jogo para as cobranças alternadas.

Elizeu foi para a batida e parou em mais uma intervenção do nome da noite, Vanderlei. O camisa 1 deixou o caminho aberto para Gil colocar lá dentro e garantir a classificação – a primeira do Coxa para a fase internacional da Sul-Americana. Nas três participações anteriores, o time havia caído diante do São Caetano, do Grêmio e do próprio Vitória.

Copyright © 2017 O Presente