Sabe aquela história do ‘caiu no Horto tá morto’? O atacante Fernandinho fez valer a frase criada pela torcida atleticana e decretou a quinta derrota do líder Cruzeiro no Brasileiro. Os times caminhavam para um empate sem gols no Independência mas, no fim da partida, ele marcou um golaço que deu a vitória ao mandante Galo, decretando a segunda derrota seguida do rival – pela primeira vez – na competição. A vitória de 1 a 0 voltou com o time de Cuca para o quinto lugar. Já a equipe de Marcelo Oliveira teve a diferença para o segundo colocado Grêmio diminuida para dez pontos.
Os dois times voltam a campo já na próxima quarta-feira. Enquanto o Galo vai à Curitiba, encarar o Atlético-PR, às 21h50 (de Brasília), no Durival de Brito, o Cruzeiro recebe o Fluminense, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão.
Três zagueiros do lado tricolor, três volantes no Alvinegro. O panorama antes do Majestoso deste domingo deixava claro que a preocupação em evitar gols era maior do que a vontade de balançar as redes. E foi assim, em um clássico repleto de provocações, tensão, briga nas arquibancadas, muitas chances desperdiçadas, que São Paulo e Corinthians ficaram no 0 a 0, pela 28ª rodada do Brasileirão. O goleiro Rogério Ceni errou um pênalti aos 43 minutos do segundo tempo e manteve inalterado o placar. Um resultado ruim para as duas equipes, mas com um gosto menos amargo para o Timão, que se livrou da derrota graças à mão direita de Cássio, que desviou a batida rasteira do capitão tricolor (a bola ainda resvalou na trave). Foi a quarta penalidade consecutiva desperdiçada por Ceni (três no Brasileirão e uma na excursão que o clube fez por Europa e Ásia).
Nas arquibancadas, o clima de tensão foi dominante. Após a explosão de duas bombas, uma delas no setor destinado às organizadas do São Paulo, torcedores do Tricolor tentaram invadir setor destinado a corintianos e entraram em confronto com policiais militares.
Estacionado no meio da tabela de classificação, o Timão chegou aos 37 pontos, e segue cada vez mais longe de seu principal objetivo do segundo semestre: chegar ao G-4 e conquistar uma vaga na Taça Libertadores da América. Já o Tricolor, mesmo fora da zona de rebaixamento, continua ameaçado de degola: tem 34 pontos e está dois acima da linha vermelha.
O São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira, às 21h (horário de Brasília), para enfrentar o Náutico, no estádio do Morumbi. No mesmo dia, às 21h50m, o Corinthians enfrenta o Grêmio em Porto Alegre.