Fale com a gente

Esportes Fomento ao esporte

De crianças a idosos, convênio entre AACC e prefeitura atende centenas de desportistas em Marechal Rondon

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Copagril)

Construir e aplicar uma proposta pedagógica que desenvolva os aspectos físicos, técnicos e táticos das modalidades junto aos participantes e de modo que fomente as caraterísticas sociais como cidadãos participantes da comunidade; desenvolver nas crianças e jovens as atitudes e valores do bom relacionamento, como participação, respeito, cooperação, disciplina, autonomia e fortalecer as capacidades sociais para o crescimento como indivíduos e membros da comunidade; incentivar o espírito esportivo e o aprimoramento das capacidades individuais, ampliando o desenvolvimento das crianças e jovens com respeito à evolução de cada um.

Com objetivos muito bem fundamentados, especialmente direcionados às escolinhas de futebol e futsal, mas que também servem de alicerce e são aplicados nos trabalhos realizados em diversas modalidades, sejam elas representadas por crianças ou adultos, como ginástica rítmica, tênis de mesa, bocha, bolão e basquetebol, através do projeto Crescendo com o Basquete, e até mesmo idosos, com o programa Saúde Nota 10, no distrito de Porto Mendes, a Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) cada vez mais se consolida como a principal parceira da Prefeitura de Marechal Cândido Rondon nos programas esportivos desenvolvidos no município através de convênio, com investimento anual de aproximadamente R$ 500 mil.


Com participação gratuita para meninos e meninas de sete a 17 anos, escolinhas da AACC atendem em torno de 400 rondonenses (Foto: Divulgação/Copagril)

 

CONTRIBUIÇÃO INESTIMÁVEL

Para o diretor-presidente da AACC, Enoir Primon, a contribuição que a entidade traz para o fomento do esporte de base rondonense e na formação de cidadãos exemplares tem valor inestimável. “A AACC trabalha há mais de 35 anos com os projetos de escolinhas e isso representa uma grande tradição. Pais que treinaram aqui hoje trazem os filhos para treinar e é muito gratificante. E mais do que isso, muitos atletas que estiveram em nossas categorias de base são profissionais no esporte. Porém, esse não é o grande objetivo. Nossa grande proposta é proporcionar um ambiente esportivo adequado para crianças e jovens se desenvolverem como atletas, aprimorando habilidades esportivas, mas, acima de tudo, evoluírem como cidadãos, membros importantes da nossa comunidade. As práticas esportivas são aliadas fundamentais da manutenção da saúde e, por meio das escolinhas, fomentamos as atividades e o amor pelo esporte, mas também são práticas coletivas que incentivam o convívio social e o desenvolvimento humano”, enaltece Primon.

 

ESCOLINHAS

Segundo ele, as escolinhas da AACC contam com elevado número de jovens. “As nossas escolinhas envolvem aproximadamente 400 crianças e jovens com idade entre sete e 17 anos no masculino e feminino. Isso só pensando nas categorias de base do futsal e futebol, mas temos muitas outras atividades e categorias que contam com o apoio da AACC”, salienta.

 

PANDEMIA

Após alguns meses com os atendimentos paralisados em razão da pandemia, a AACC retornou no início de agosto com os treinamentos das escolinhas de futebol e futsal na sede rondonense e nos núcleos de Porto Mendes, Iguiporã, Margarida e no Bairro Vila Gaúcha. Feito esse enaltecido pelo diretor-presidente, observando, claro, os cuidados em relação à saúde de todos os envolvidos, desde crianças atletas aos treinadores. “Por ser uma grande aliada no esporte regional, a AACC tem sua importância como centro de treinamento e convivência. Por isso também temos grandes parceiros que fazem esses projetos andarem e, mais importante, compõem esse conjunto de atividades esportivas e recreativas que atendem centenas de crianças e jovens. Retomamos as atividades agora no segundo semestre, mas, é claro, com todos os cuidados necessários para a saúde”, reitera, lembrando “que esporte também é saúde”.


Secretário de Esporte e Lazer de Marechal Rondon, Diogo Schneider, e o diretor-presidente da AACC, Enoir Primon, participaram de cerimônia simbólica no retorno das escolinhas: retomada depois de meses de paralisação devido à pandemia (Foto: Divulgação/Copagril)

 

FUTSAL E FUTEBOL

Com participação gratuita para meninos e meninas de sete a 17 anos, as escolinhas da AACC atendem em torno de 400 crianças e jovens rondonenses, que têm a possibilidade de treinar futsal e futebol paralelamente.

“Serão as duas atividades no mesmo dia, primeiro futsal e na sequência o treino no campo de futebol. O objetivo é aprimorar mais as capacidades técnicas e motoras dos atletas. Esse modelo não será obrigatório, mas, sim, uma opção aos treinos, de modo que o aluno ficará por mais tempo no treino”, explica o supervisor da AACC, Ademir Biesdorf (Ade). “O foco é voltar a incluir as crianças no ambiente esportivo, bem como ao convívio social e coletivo, pois são elementos importantes para o desenvolvimento da sociedade. Queremos fazer com que não percam o amor pelo esporte e que tenham o cuidado pela saúde”, expõe Ade, avisando que para participar das escolinhas os alunos interessados devem estar matriculados e manter a frequência escolar, bem como entregar uma ficha de inscrição preenchida e assinada pelos pais ou responsáveis. “Os alunos interessados podem solicitar a ficha com a equipe da AACC e deverão trazer a ficha preenchida e assinada”, orienta.

Crianças e adolescentes que participam das escolinhas da AACC têm a possibilidade de treinar futsal e futebol (Foto: Divulgação/Copagril)

 

PARCERIA COM A PREFEITURA

Principal apoiadora da AACC, a Prefeitura de Marechal Rondon investe R$ 500 mil por ano na entidade, através de convênio que contribui para o desenvolvimento do trabalho prestado aos desportistas que praticam as modalidades atendidas no convênio.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Diogo Schneider (Bolha), essa parceria demonstra a atenção que o Poder Público municipal tem com o setor esportivo. “Vemos as ações e os projetos voltados para o cunho social, no atendimento dessas crianças, não importando a modalidade, mas especificamente do futsal, como prioridade em termos de políticas públicas da nossa secretaria. O prefeito Marcio (Rauber) e o vice Ila (Ilario Hofstaetter) compartilham dessa ideia e vontade de valorizar e fomentar cada vez mais esses atendimentos, que nada mais são do que dar oportunidade a essas crianças, tirando-as da rua e colocando valores muito importantes em seu caráter para que futuramente elas consigam exercer seus direitos de cidadania por completo”, menciona Bolha, complementando: “O trabalho está sendo feito, o recurso está sendo investido. Temos um trabalho muito importante por meio do qual estamos desenvolvendo várias ações, tanto no alto rendimento como também, é claro, priorizando e ajudando as escolinhas de base do nosso município”.

Para mais informações a respeito das atividades desenvolvidas na AACC, os contatos são os seguintes: AACC: (45) 3284-7700 e equipe: 99910-4037 (Ade), 99904-2098 (Dudu), 99911-8840 (Marcos), 99921-6042 (Gean) e 99972-0838 (Rubens).

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente