Pref. Pato Bragado Natal em Canto 2019
Esportes

Fazendo história no basquete rondonense

 

Joni Lang/OP
Criação da Aroba, há seis anos, impulsionou modalidade. Equipe que faturou seis títulos nesta temporada compete na próxima semana nos Jogos Escolares da Juventude

 

Tudo começou com o sonho de um grupo de pessoas que decidiu formar uma entidade para gerir os destinos do basquete no município de Marechal Cândido Rondon. Mais do que isso, o projeto também estaria embasado em fortalecer a modalidade, oferecer uma boa formação disciplinar, no estímulo ao trabalho em equipe e, por ser um esporte de rendimento, em conquistar os melhores resultados possíveis.

Foi dessa forma que no dia 10 de dezembro de 2010 os professores Guilherme Prates Roma e Marcelo Goes, amparados por um grupo de amigos, fundaram a Associação Rondonense de Basquete (Aroba). A equipe atualmente é denominada de Aroba/Colégio Rui Barbosa/Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O treinador da equipe, professor Guilherme Roma, lembra que todas as categorias são trabalhadas no município.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

No Colégio Rui Barbosa somos responsáveis pelas categorias de oito a 12 anos, mas também temos escolinhas de base no Criança Feliz, na Vila Gaúcha, no Rui Barbosa e no CAF. Estas categorias de rendimento foram divididas em dois grupos, sendo algumas equipes de responsabilidade do Colégio Frentino Sackser, enquanto dos 16 aos 19 anos a Aroba/Colégio Rui Barbosa/Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desenvolve o basquete nessas categorias, expõe.

Roma tomou gosto pelo basquete na idade escolar, durante as aulas de Educação Física. Na época ele jogava futsal, porém o que chamava sua atenção era o basquete. Foi em 1996 que começou a praticar a modalidade, participando da equipe que trouxe inúmeras conquistas ao município, sendo algumas delas o bicampeonato estadual e o campeonato brasileiro.

 

Atuação

Paulo Sérgio Martins assumiu a presidência da Aroba em 2012 com o consenso dos pais dos atletas. A partir daquela data foi optado por investir na equipe sub-14, pois nossos filhos eram desta categoria, sendo que atualmente esses são os atletas que formam o time sub-17. Trouxemos alguns jogadores de fora para somar suas experiências visando formar uma grande equipe de rendimento. Isso acontece em várias equipes do Paraná nas mais diversas modalidades, comenta.

Martins ressalta que a equipe representa o município de Marechal Rondon na fase regional e estadual dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), Taça Paraná, entre outras competições, a exemplo dos Jogos Escolares da Juventude, que é a etapa nacional dos Jogos Escolares. Temos um acordo com o Colégio Rui Barbosa, no qual todos os atletas que defendem a equipe estudam na instituição de ensino. Também existe uma parceria com o Colégio Estadual Frentino Sackser, em que as equipes são treinadas pelo professor Marcelo Goes e representam a Aroba e o município em várias competições. Há, ainda, uma grande parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. É com esta união de forças que estamos conseguindo alcançar os nossos objetivos, declara Martins.

O principal responsável pelo projeto da Aroba, professor Guilherme Roma, salienta que a associação tem como grande apoiadora a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. De acordo com ele, sem ela não seria possível desenvolver a modalidade. O professor Saturnino Vasconcelos (secretário da pasta) entendeu a importância da participação da equipe em competições e abraçou a causa, contribuindo para que nos últimos cinco meses conseguíssemos impulsionar ainda mais o basquete, menciona, acrescentando que neste ano a equipe sub-17 disputou o Sul-Brasileiro.

Outro grande incentivador da Aroba é o Colégio Rui Barbosa, que oportuniza bolsas de estudo aos atletas, assim como os 16 patrocinadores que ajudam a manter os atletas e a viabilizar a participação em atividades e competições.

Os dirigentes da entidade acompanham o rendimento educacional dos atletas, que são cobrados em termos de comportamento e notas. Além disso, são realizados eventos ao longo do ano para arrecadar fundos e deixar as contas em dia. Alguns exemplos são a participação na festa do município assando um boi no rolete, engajamento na Oktoberfest, além do boi que será assado neste fim de semana no Festival de Ecoturismo. Para o evento que acontece em Porto Mendes as fichas são vendidas a R$ 30, sendo que grupos a partir de cinco pessoas podem comprar fichas ao preço de R$ 25. O contato é com a Nair, através do telefone (45) 99933-1440.

Os pais dos jogadores também contribuem bastante com a Aroba durante a organização dos eventos promocionais. Nós temos cinco atletas que são de fora, por este motivo também realizamos eventos para arrecadar fundos e poder manter estes jogadores na nossa equipe, diz Roma.

 

Títulos

O esforço dos dirigentes da Aroba, dos apoiadores, do treinador e, especialmente, dos atletas têm surtido resultados invejáveis em todos esses anos. Conforme o técnico, durante seis anos apenas em 2015 a equipe não teve nenhum título em nível estadual. Conquistamos o tetracampeonato estadual, bicampeonato estadual sub-19, três vezes a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), chegando ao 5º lugar em uma das duas disputas nos Jogos Escolares da Juventude. A geração de 1999 foi a mais vitoriosa do basquete rondonense. Fomos vice-campeões sul-americanos, mostrando que nos últimos seis anos o basquete só cresceu e conquistou títulos. Faturamos o tetracampeonato da Taça Paraná, entre outras conquistas, enfatiza.

TOPO