O Presente
Esportes

Final do Campeonato Peladão será disputada amanhã em Toledo

calendar_month 26 de novembro de 2009
7 min de leitura

J aacute; considerado um dos maiores eventos esportivos de Toledo em n uacute;mero de equipes – ao total reuniu 96 -, o 1 ordm; Campeonato Pelad atilde;o de Futebol Su iacute; ccedil;o do munic iacute;pio chega ao fim amanh atilde; (28), quando ser aacute; conhecido o campe atilde;o. A grande disputa promete ser ainda mais emocionante porque ser aacute; um duelo entre a equipe representante do interior e da cidade: o confronto ser aacute; entre Bom Princ iacute;pio e Os Kaiambiques, respectivamente.
E para marcar a grande final, o jogo decisivo ser aacute; realizado no campo Clarino Gon ccedil;alves, localizado no Centro Esportivo 14 de Dezembro, nos fundos do Est aacute;dio Municipal, junto agrave; piscina p uacute;blica, no Jardim Santa Maria. A pra ccedil;a esportiva de grama sint eacute;tica ser aacute; inaugurada antes da final do Pelad atilde;o, marcada para as 20 horas.
O campeonato municipal contou com a participa ccedil; atilde;o de cerca de 1,5 mil jogadores e foram assinalados 618 gols, uma m eacute;dia de 3,91 por jogo. O ataque mais positivo foi da equipe Bar do Ad atilde;o/Refrigera ccedil; atilde;o Dutra, com 26 gols; a defesa menos vazada eacute; do Restaurante Fioravante/Flexoeste, que levou quatro gols; o artilheiro eacute; Maur iacute;cio Batagin, da equipe Bom Princ iacute;pio, que balan ccedil;ou a rede oito vezes, n uacute;mero que pode ser ampliado amanh atilde;. Com o jogo da final, ser atilde;o ao todo 159 partidas realizadas nesta competi ccedil; atilde;o.
Para levar o t iacute;tulo e o pr ecirc;mio oferecido, uma motocicleta 150 cilindradas zero quil ocirc;metro, as duas equipes apostam na experi ecirc;ncia e no tempo em que em que os jogadores atuam juntos para conquistar a 1 ordf; coloca ccedil; atilde;o. Ambas as equipes est atilde;o formadas h aacute; cerca de dez anos.
Para o t eacute;cnico do Bom Princ iacute;pio, Milton Frantz, a expectativa para esta final eacute; a melhor poss iacute;vel. ldquo;Outros membros da equipe, atletas e eu mesmo acreditamos que o time advers aacute;rio n atilde;o estaria no n iacute;vel da equipe que conseguimos vencer na uacute;ltima rodada. A nossa expectativa eacute; muito grande, eacute; s oacute; se dedicar, jogar para cima que vai dar certo. Acredito mais na nossa equipe, que considero mais forte rdquo;, aposta.
Dos 12 atletas, cinco s atilde;o jogadores do Campeonato Veterano e h aacute;, ainda, amigos de inf acirc;ncia e que t ecirc;m atualmente entre 20 e 21 anos. Esta mescla de experi ecirc;ncia com juventude, aponta o t eacute;cnico, eacute; o diferencial do Bom Princ iacute;pio ldquo;O nosso conjunto eacute; afinado e j aacute; joga h aacute; muito tempo junto. Este eacute; o diferencial para levarmos o t iacute;tulo rdquo;, acredita.

Confian ccedil;a
Laudemir de Souza, da agremia ccedil; atilde;o Os Kaiambiques, ressalta que todo o grupo est aacute; confiante de que levar aacute; o t iacute;tulo de campe atilde;o. ldquo;Jogamos h aacute; bastante tempo juntos, em torno de 11 anos. O entrosamento mais a vontade de sermos campe otilde;es ser aacute; o nosso diferencial rdquo;, declara.

Avalia ccedil; atilde;o
Para Milton Frantz, o Pelad atilde;o est aacute; sendo uma competi ccedil; atilde;o excelente, desde a organiza ccedil; atilde;o at eacute; a arbitragem, avalia. ldquo;Tudo isso me transmitiu uma seguran ccedil;a, honestidade e seriedade. J aacute; participei de mais competi ccedil; otilde;es, mas est aacute; me passou uma lealdade maior. Limitando s oacute; dois atletas do Amador, fez com que todas as equipes formadas de Toledo pudessem participar do Pelad atilde;o. Por isso houve 96 equipes, o que j aacute; eacute; testemunho de que deu certo rdquo;, opina. ldquo;Tenho certeza que se o regulamento continuar desta forma o campeonato vai ter mais sucesso ainda nas outras edi ccedil; otilde;es rdquo;, emenda.
De acordo com Laudemir, se o regulamento, no pr oacute;ximo ano, continuar limitando o n uacute;mero de jogadores do Amador, a equipe dos Kaiambiques pretende continuar jogando a competi ccedil; atilde;o de futebol su iacute; ccedil;o. ldquo;Esta primeira edi ccedil; atilde;o est aacute; sendo boa e bem organizada. Era o que estava faltando em Toledo rdquo;, conclui.

Desafio
Segundo o coordenador do Campeonato Pelad atilde;o de Futebol Su iacute; ccedil;o, Jean Ricardo Zeni, organizar uma competi ccedil; atilde;o com 96 times foi um desafio a ser superado. No entanto, na reta final o resultado eacute; extremamente animador e compensador, salienta. ldquo;No in iacute;cio deste ano surgiu a ideia de realizar uma competi ccedil; atilde;o de futebol su iacute; ccedil;o em nosso munic iacute;pio, que reunisse um grande n uacute;mero de equipes e atletas. No dia 05 de setembro foi dado o pontap eacute; inicial do Pelad atilde;o. Ao longo destes meses, as equipes Os Kaiambiques e Bom Princ iacute;pio trilharam um longo caminho e conquistaram a t atilde;o suada vaga na final da competi ccedil; atilde;o rdquo;, comenta.
Durante o campeonato municipal, foram realizados jogos em diversos campos, tanto da cidade como do interior, sendo que a partir das oitavas-de-final o Est aacute;dio Municipal 14 de Dezembro passou a ser palco das partidas do Pelad atilde;o. ldquo;A iniciativa agradou aos atletas, torcedores e comunidade futebol iacute;stica em geral, que puderam assistir aos jogos bem acomodados sob a arquibancada coberta. E para esta final, Bom Princ iacute;pio e Os Kaiambiques v atilde;o fazer a estreia do gramado sint eacute;tico do campo Clarino Gon ccedil;alves, a ser inaugurado antes do jogo decisivo rdquo;, finaliza.

Para 2010, Pelad atilde;o contar aacute; com novidades
Considerada a modalidade praticada mais tradicional aos s aacute;bados agrave; tarde em Toledo, estima-se que existam no munic iacute;pio em torno de 300 equipes que jogam futebol su iacute; ccedil;o, sendo aproximadamente 250 campos. Segundo o secret aacute;rio municipal de Esportes e Lazer, Mauro Maiorki, o prefeito Jos eacute; Carlos Schiavinato busca experi ecirc;ncias positivas em outros munic iacute;pios para implantar em Toledo. O Pelad atilde;o eacute; um destes casos. ldquo;Em Cuiab aacute;, existe o Pelad atilde;o de Futebol de Campo, no qual mais de 500 equipes jogam. Tentamos o futebol, mas este eacute; mais restrito ao Campeonato Amador, por isso lan ccedil;amos a ideia do Pelad atilde;o de Futebol Su iacute; ccedil;o rdquo;, comenta.
Para o chefe da pasta, a participa ccedil; atilde;o de quase 100 agremia ccedil; otilde;es foi um resultado que ultrapassou todas as expectativas dos organizadores. ldquo;Foi muito positivo porque as pessoas do interior, bairros e cidades se movimentaram em torno do campeonato. Hoje, quando se promove uma competi ccedil; atilde;o, muitas vezes n atilde;o se disp otilde;e de uma premia ccedil; atilde;o que seja atrativa. Para suprir isso, portanto, definimos como premia ccedil; atilde;o ao 1 ordm; colocado uma moto zero quil ocirc;metro de 150 cilindradas, no valor aproximado de R$ 10 mil. Foi um atrativo que gerou uma grande procura pelo Pelad atilde;o rdquo;, aponta o secret aacute;rio.

Novidades
Para 2010, a competi ccedil; atilde;o contar aacute; com boas novidades, diz Mauro. A principal delas, segundo ele, eacute; que o prefeito determinou que a premia ccedil; atilde;o ao 1 ordm; colocado ser aacute; um carro popular zero quil ocirc;metro. ldquo;Eu n atilde;o tenho d uacute;vida de que vamos contar com cerca de 200 equipes rdquo;, acredita. Simultaneamente, a Secretaria de Esportes vai promover o Quarent atilde;o, competi ccedil; atilde;o de futebol su iacute; ccedil;o voltado especialmente a homens com mais de 40 anos. Para esta categoria a premia ccedil; atilde;o ser aacute; uma motocicleta 125 cilindradas. ldquo;E o naipe feminino n atilde;o poderia ficar de fora do sucesso que eacute; a competi ccedil; atilde;o, ent atilde;o em 2010 a categoria tamb eacute;m ser aacute; agraciada com esta competi ccedil; atilde;o rdquo;, revela, acrescentando que a expectativa eacute; de que a partir do m ecirc;s de mar ccedil;o seja dada a largada agrave; competi ccedil; atilde;o.

lt;galeria / gt;

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.