Fale com a gente

Esportes

Ginasta rondonense dá nova cara ao Brasil no Mundial de Ginástica Rítmica

Publicado

em

Karine Walter tem apenas 15 anos e já se vê em meio às principais ginastas do mundo. A paranaense se encanta com a chance de aprender com as melhores. Já em seu primeiro ano na categoria adulta, ela se classificou para o individual geral do Mundial de ginástica rítmica de Pesaro, na Itália, a partir de quarta-feira. Vai ser mais uma etapa para lapidar a joia que dá nova cara à equipe do Brasil.

– Foi bem rápido. Eu realmente não esperava já chegar ao Mundial. Para mim, além de ser uma alegria muito grande, é uma responsabilidade, e eu espero fazer o melhor. Não sei o que esperar quanto a notas e posição, pois é um novo ciclo olímpico e meu primeiro Mundial, então será uma surpresa para mim – disse a ginasta.

Para chegar ao Mundial, Karine venceu a seletiva nacional, superando a medalhista dos Jogos Pan-Americanos, Angélica Kvieczynski – atleta olímpica, Natália Gaudio levou a outra vaga do Brasil por seus resultados internacionais. Em uma prévia do Mundial, a paranaense fez sua primeira etapa de Copa do Mundo em Kazan e ficou na 43ª posição. Alguns fãs de ginástica a consideram uma promessa brasileira, ela diz que é tudo fruto de muito trabalho.

– Não me considero uma promessa, mas me considero uma ginasta muito dedicada e tenho boas condições físicas. Procuro aproveitar todas as oportunidades que eu tenho. Quero sim buscar melhorar o desempenho do nosso país internacionalmente. Acredito que com muito trabalho, e ganhando mais experiência posso alcançar bons resultados – disse Karine.

A garota iniciou sua carreira, aos 7 anos, em Marechal Cândido Rondon, quando a ginástica rítmica ainda estava se desenvolvendo na cidade. Com treinos e dedicação, Karine teve suas primeiras conquistas, tanto que disputou um Campeonato Brasileiro representando sua cidade natal. Em Toledo Karine teve um crescimento ainda maior.

– Eu me mudei pra Toledo definitivamente com minha família em 2013, quando tinha 12 anos. Eles me acompanharam e me apoiavam muito desde o início. Só nos mudamos para lá, para que eu pudesse treinar no clube Sadia. Eles sempre me apoiaram muito, sabiam que era meu sonho, e não mediram esforços para que eu pudesse realizá-lo. Em Marechal a estrutura e o apoio eram muito pequenos, e em Toledo era muito maior, e eles já tinham tradição no esporte no país.

Karine conta que sua relação com a ginástica rítmica foi paixão à primeira vista. A garota fez do esporte sua vida, e sonha chegar a Olimpíada de Tóquio 2020.

– A GR moldou a pessoa que sou hoje, me ensinou a lutar pelo que quero e correr atrás dos meus sonhos. Ensinou que sem esforço não chegamos a lugar algum. Se hoje sou forte, é devido às derrotas que tive, e que tive forças para me levantar chegar onde estou hoje. Mas pretendo chegar muito mais longe! Continuar na seleção brasileira e representar meu país. Chegar a uma olimpíada é o sonho de todo atleta, e com certeza é o meu. Sei que é muito difícil, mas acredito que se trabalhar duro e manter o foco posso melhorar muito, e quem sabe conquistar uma vaga olímpica um dia.

Programação do Mundial de Pesaro

Quinta, Dia 31/08
4h – 14h30 – classificatórias individuais de maças e fitas (Natália Gaudio e Karine Walter)
16h – 17h30 – finais de maças e fita

 

Sexta, Dia 01/09
10h15 – 16h20 – Final individual geral

Sábado, Dia 02/09
10h30 – 16h20 – Classificatórias de conjuntos e final geral de conjunto (Brasil)

Domingo, Dia 3
9h – 10h45 – Finais por aparelhos dos conjuntos

Com informações Globo Esporte

Copyright © 2017 O Presente