O programa Talento Olímpico Paranaense (TOP 2016), na categoria TOP Formador, vai oferecer 660 bolsas para estudantes de 11 a 14 anos matriculados na rede estadual de educação e que praticam atividades esportivas olímpicas e paraolímpicas.
Também serão abertas 64 bolsas de técnico formador, para professores de Educação Física. Podem se inscrever profissionais que participaram dos Jogos Escolares do Paraná em 2012 e 2013. Os selecionados terão direito a 12 pagamentos de R$ 350.
O período de inscrições para o programa deve iniciar no final de julho ou no início de agosto. O calendário com as datas para o começo das inscrições está sendo definido em conjunto pelas secretarias estaduais da Educação e do Esporte.
Só poderão se inscrever alunos não federados e que tenham participado de Jogos Municipais e Jogos Escolares nos anos de 2012 ou 2013. A seleção dos alunos-atletas será feita pelos Escritórios Regionais da Secretaria de Estado do Esporte em conjunto com os Núcleos Regionais de Educação, da Secretaria de Estado da Educação.
Os alunos selecionados para participar do programa TOP 2016 terão acompanhamento pedagógico, pois, além de bom atleta, também precisam ser bons estudantes. A bolsa para estudantes é de 12 parcelas de R$ 150, um incentivo para que continuem praticando esportes.
Neste ano, o número de bolsas para estudantes da rede pública aumentou. Em 2012 foram oferecidas 400 vagas na categoria TOP Formador, agora são 660 bolsas. Destas, 593 serão para atletas regulares e 67 para paraolímpicos. Cada Núcleo Regional de Educação do Paraná terá um número definido de bolsas para alunos-atletas.