Fale com a gente

Esportes

Macrorregional dos Jogos Escolares vai reunir 1,4 mil atletas em Rondon

Publicado

em

Oito anos depois, Marechal Cândido Rondon volta a sediar uma competição oficial do Estado. A partir de amanhã (05) até domingo (09) o município será palco da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs). Os últimos detalhes foram definidos ontem (03), por ocasião do congresso técnico. As partidas movimentarão duas mil pessoas de forma direta entre organizadores, árbitros, treinadores das equipes e alunos/atletas dos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo nas categorias A e B masculino e feminino, com estudantes de 12 a 17 anos.

As modalidades em disputa são atletismo, basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A solenidade de abertura está marcada para as 19h30 de amanhã, no Ginásio de Esportes Ney Braga, com o desfile das delegações.

Segundo informações dos organizadores, a previsão é de que as delegações cheguem hoje (04) a Marechal Rondon. Os campeões de cada modalidade avançarão à fase final, que será realizada na cidade de Apucarana, em data a ser definida. O objetivo é de que as datas da final sejam anunciadas até o término da macrorregional.

O prefeito Marcio Rauber, como ex-atleta, relatou no congresso técnico a sua satisfação de ser prefeito do município-sede da fase macrorregional. Ele destacou a importância de Marechal Rondon voltar a sediar importantes eventos esportivos após ter ficado fora do calendário por muitos anos.

 

Movimento intenso

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, Léo Inácio Anschau, diz que o evento é importante para a Regional de Educação e para a cidade de Marechal Rondon. “Estaremos com cerca de 1,4 mil alunos/atletas, o que representa mais de duas mil pessoas alojadas entre técnicos, professores, árbitros e atletas que efetivamente vão participar dos jogos. Sabemos pelos jogos anteriores, e recentemente vivenciamos em Entre Rios do Oeste e Pato Bragado, que existe movimentação muito grande por parte dos familiares desses estudantes, uma vez que receberemos outros três núcleos, que vêm para prestigiar as suas equipes”, menciona. “Não podemos nos limitar a ter na cidade exclusivamente atletas, técnicos e árbitros, por isso os jogos são importantes para o município. Há caravanas, assim como pais e familiares, que virão de outras localidades para assistir às partidas. Marechal Rondon terá uma movimentação intensa no esporte, assim como na economia devido à maior circulação de recursos”, enfatiza.

Anschau enaltece que os JEPs são importantes na formação cidadã dos educandos, pois quem participa da fase macrorregional interage com estudantes de outros núcleos regionais, o que faz muita diferença naquilo que os estudantes vão levar para a vida. “Queremos acreditar que mais uma vez a fase macrorregional será de grande sucesso, agora em Marechal Rondon”, declara.

 

Grande competição

A coordenação-geral da fase macrorregional dos JEPs está sob responsabilidade de Rejane München, do NRE de Toledo. “A fase macrorregional reúne os campeões de todas as modalidades coletivas e de três modalidades individuais. Atletas, delegações e árbitros chegam na terça-feira (hoje), contudo a abertura será na quarta-feira (amanhã) com o desfile das delegações, entre outros momentos, por isso estendemos o convite para que a comunidade prestigie a abertura e os jogos até o domingo”, enfatiza.

Rejane destaca a parceria entre o NRE de Toledo e o município-sede (Marechal Rondon), que há muitos anos não sediava mais competições oficiais e neste ano retorna com uma grande competição. “A conversa esteve intensa com os organizadores em Marechal Rondon, cuja cidade está pronta para receber atletas e os jogos. Marechal Rondon sempre é o município com maior número de conquistas no Núcleo de Toledo, incluindo representantes nas etapas nacional e internacional. Marechal Rondon para nós é sinônimo de orgulho e para a comunidade local será muito positivo receber atletas de dezenas de cidades e perceber a dimensão da fase macro dos JEPs”, expõe.

 

Estrutura pronta

De acordo com o secretário de Esportes de Marechal Rondon, Cristiano Metzner (Suko), o diálogo entre representantes do município e do NRE de Toledo fluiu desde o início do ano, tanto que ainda no mês de janeiro a cidade foi anunciada como sede da fase macrorregional. “Com grande alegria, depois de oito anos, voltamos a sediar competições oficiais, agora com a fase macrorregional. A gente afinou os detalhes com toda a estrutura necessária para os jogos. Tudo foi encaminhado em relação às praças esportivas e alojamentos, todas as estruturas que estavam defasadas receberam manutenções e estão em condições de uso, com o objetivo de receber atletas, árbitros, treinadores e torcedores da melhor maneira possível”, ressalta.

Suko reforça que esta é uma conquista de todos os professores que gostam e se dedicam ao esporte, preparando seus alunos para disputar competições. “A comunidade ganha com tudo isso porque a gente movimenta as empresas e o comércio em geral. É um ar diferente na cidade através dos jogos. Pretendemos fazer uma edição a contento, por isso contamos com o envolvimento das polícias e de entidades”, frisa.

 

Trabalho em conjunto

O coordenador-geral para o município de Marechal Rondon, Diogo Schneider (Bolha), comenta que a responsabilidade e o comprometimento das equipes das secretarias de Esportes, Educação, Cultura, Saúde e Segurança, entre outras secretarias, e do NRE, proporcionarão um grande evento esportivo. “Este trabalho em conjunto deve contribuir para que realizemos uma competição de muito sucesso”, pontua, informando que uma comissão organizadora foi formada no município para facilitar a resolução de eventuais detalhes.

Para que tudo ocorra conforme o programado, os colégios estaduais Antônio Ceretta, Eron Domingues, Frentino Sackser, Marechal Rondon e Monteiro Lobato, além das escolas municipais Criança Feliz e Érico Veríssimo serão utilizados para o alojamento das delegações. O atletismo será disputado no Estádio Valdir Schneider, o basquete no Frentino Sackser, futsal nos ginásios Ney Braga e Clarindo Bortolon (Vila Gaúcha), handebol no Rui Barbosa, tênis de mesa na AACC, vôlei no Martin Luther e vôlei de praia na Praça Willy Barth.

Copyright © 2017 O Presente