Divulgação

Sensei Ivair Manfroi e o vice-campeão da 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Karatê Interestilos, Mateus Pandini
O atleta Mateus Augusto Pandini representou, no último sábado (13), o município de Maripá na 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Karatê Interestilos, cujas disputas foram realizadas em Capitão Leônidas Marques. O atleta, que integra a equipe Dojo de Karatê Shutobarai Palotina, foi o único maripanense a competir.
Mateus teve boa atuação no tatame e retornou para casa com o vice-campeonato pela categoria sete e oito anos, nas faixas branca e preta, na modalidade kata. A 1ª fase contou com a participação de cerca de 500 atletas de 20 cidades do Estado, sendo 43 desses competindo pelo Dojo Shutobarai Palotina. A próxima competição será realizada em setembro, na cidade de Siqueira Campos, e a final acontecerá no mês de novembro, em Toledo.
A Associação Shutobarai de Karatê em Maripá atende cerca de 30 atletas, que participam dos treinamentos duas vezes por semana. Além das aulas particulares, o Dojo também atende, por meio de programa específico acompanhado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), crianças e adolescentes de seis a 17 anos inscritos no Cadastro Único e, preferencialmente, recebendo Bolsa Família.
As aulas, ministradas há muitos anos no município pelo sensei Ivair Edson Manfroi, acontecem no Centro Comunitário Fernando Daniel Schanoski. O programa é mantido com recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), espécie de indicador da qualidade da gestão descentralizada do Bolsa Família. A equipe do Cras ressalta que os objetivos deste esporte são amplos, pois, além de desenvolver o aspecto físico, também são praticados a disciplina, o respeito, princípios morais e a concentração.