Fale com a gente

Esportes

Medalhista rondonense decide encerrar carreira no jiu-jitsu

Publicado

em

Joni Lang/OP

Após dezenas de medalhas conquistadas em disputas esportivas pela modalidade de jiu-jitsu, o rondonense Cláudio Laurindo dos Santos vai encerrar sua carreira como lutador. Aos 39 anos, ele pretende se voltar à sua atividade profissional e se dedicar mais à família. Foi uma decisão difícil. Antes de toma-la conversei muito com meus familiares e amigos, contou à reportagem de O Presente, ontem (03).

Santos sempre teve estreita ligação com o esporte. Quando criança, iniciou na categoria de base do futebol de salão, tendo Karl Schmidt como treinador; também foi treinado na modalidade pelo professor de Educação Física Marcelo Goes, até migrar para o futebol de campo, cujo técnico era o professor Milton Do Ó. Chegou a participar de competições no atletismo, sendo o único rondonense a vencer Gilmar Debus (Batata) na corrida.

O rondonense competiu em todas essas modalidades na fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), alcançando a fase regional e chegando até a uma macrorregional. Contudo, logo descartou o futebol de campo e o futsal, optando por praticá-los apenas como atividades de passatempo, e focou nos treinos voltados ao atletismo.

Mais tarde, aos 25 anos, Santos se identificou com o jiu-jitsu, arte marcial que passou a praticar incansavelmente, graduando-se em todas as faixas e faturando medalhas em inúmeras competições.

Leia a matéria completa na edição impressa de hoje

Copyright © 2017 O Presente