Fale com a gente

Esportes

Paraná fatura 31 medalhas nos Jogos Escolares da Juventude

Publicado

em

Wander Roberto/Inovafoto/COB
O medianeirense Jheisson Henrick Froes faturou a medalha de bronze no arremesso de peso e a prata no lançamento de disco

Os paranaenses encerraram domingo (08), em grande estilo, a participação em todas as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, que estão em andamento desde a última sexta-feira (06), na Capital do Rio Grande do Norte. A delegação voltará para casa com 31 medalhas, sendo sete de ouro, 12 de prata e outras 12 de bronze.

Em número de medalhas, a natação foi quem mais subiu ao pódio. No total foram oito vezes e com direito ao recorde estabelecido na prova de revezamento 4×100 livre, com a marca de 4min12s20 e, de quebra, também vencendo o revezamento 4×50 com as mesmas nadadoras Rafaela Raurich, Daniela Raurich, Rafaela Brand e Ana Sofia Roman, todas de Curitiba.

No masculino, na mesma prova, o quarteto formado pelos curitibanos Arthur Cury, Carlos Marinoni, André Graczyk e pelo ponta-grossense André Seranato, conquistou o 2º lugar, este último também faturou a medalha dourada nos 50 metros costas. No revezamento 4×50, os atletas Bruce Oyama, Arthur Cury Carlos Eduardo Marinoni (trio de Curitiba) e André Seranato, de Ponta Grossa, garantiram a 3ª colocação.

O judô obteve sete medalhas e melhorou seu desempenho em relação ao ano passado, quando conquistou apenas três. Os destaques ficaram por conta dos curitibanos João Darmiele, que conquistou a medalha dourada na categoria super ligeiro (até 36 quilos), e Natasha Ferreira, no ligeiro (até 40 quilos).

Com a 2ª colocação terminaram a curitibana Ana Aléxia de Camargo, no pesado (até 64 quilos), a londrinense Marina Kawazoe, no super ligeiro; e fecharam suas participações em 3º lugar os curitibanos Gabriel Adriano, no médio (até 58 quilos), e Eduarda Darmiele, no meio médio (até 53 quilos).

No atletismo foram seis medalhas e o atleta Jeferson Santos, de Campo Mourão, foi o único ouro, chegando à frente na prova dos 1000 metros rasos, enquanto o medianeirense Jheisson Henrick Froes ficou com o bronze no arremesso de peso e a prata no lançamento de disco; Thiago Bertelli Sanches, de Paranavaí, terminou em 2º lugar no salto em altura; a londrinense Rafaela de Freitas Isabel na 3ª posição do arremesso de peso; e o curitibano Jhordan Michel de Oliveira fechou sua participação na prova de 75 metros rasos na 2ª colocação.

O ciclismo teve apenas duas medalhas, uma de prata com Leonardo Gonçalves, de Rolândia, e uma de bronze com a maringaense Letícia Catalani Marques, ambas na prova contrarrelógio.

Já na ginástica rítmica, o Estado faturou o título geral da competição ao conquistar três medalhas de prata, totalizando 64.650 pontos. A toledana Kaona Teixeira levou duas, uma no aparelho fita e outra no geral individual, ao tempo que a curitibana Barbara Domingues ficou com a 2ª posição no aparelho massa.

Um dos esportes que está caindo no gosto dos paranaenses também garantiu pódio: o badminton. Foram três bronzes, com a cascavelense Letícia Fiori e o curitibano Lucas Cunha (dupla mista); a toledense Faraeli Godoi e a cascavelense Letícia Fiori (dupla feminina); e no individual masculino com o curitibano Lucas Cunha.

E no tênis de mesa, a dupla maringaense Gabriel e Gustavo Miura garantiu o 3º lugar na etapa nacional da competição. No xadrez convencional, a ponta-grossense Lara Carolina Malanowski subiu no lugar mais alto do pódio.

Com esse desempenho, a delegação paranaense, que ainda vai participar com as modalidades coletivas de basquete, handebol, futsal, voleibol e vôlei de praia, tem boas chances de terminar entre os três Estados melhores classificados dos jogos. 

Copyright © 2017 O Presente