Copagril
Esportes

Paranaense de Judô reúne cerca de 300 atletas em Toledo

Divulgação
Andreia Becker representou Quatro Pontes no Paranaense, fechando a participação em 6º lugar na categoria oficial, peso leve (de 52 a 57 quilos), no último sábado (17)

Trezentos e setenta e oito judocas do Estado pisaram, no último sábado (17), no tatame montado no Ginásio de Esportes Alcides Pan, em Toledo, para disputar o Campeonato Paranaense de Judô em busca de uma vaga ao Campeonato Brasileiro, nas categorias sênior e sub-15, que será realizado em Manaus (AM) e Porto Velho (RO), respectivamente.

Durante a abertura do evento, o presidente da Federação Paranaense de Judô (FPRJ), Luiz Iwashita, parabenizou a cidade pelos bons frutos que a modalidade tem conquistado e agradeceu ao apoio dado pela Secretaria de Esportes e Lazer na realização da competição.

Casa do Eletricista PISCINAS

Por outro lado, a secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, destacou a atenção especial que a modalidade tem recebido, se disse apaixonada pelo esporte amador e apontou a descentralização das escolinhas como sua principal meta.

“Temos que levar o desporto para todos os bairros. As crianças com menos condições precisam ter acesso às modalidades e prova disso é o judô, que terá sete pontos de atendimento a partir da organização dos responsáveis pela modalidade”, frisou Marli, adiantando que a previsão é atender cerca de 500 crianças.

Para isso, o projeto será ampliado para os bairros São Francisco, Europa – na Casa de Maria e no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli -, Maracanã, Coopagro, César Parque e Santa Maria.

Ex-praticante da modalidade, chegando a ser bicampeão paranaense, o presidente da Câmara Municipal, vereador Adriano Remonti, falou aos judocas presentes sobre as possibilidades que o esporte oferece às pessoas. “Fui praticante e a disciplina que o judô impõe auxilia na formação pessoal”, destacou Remonti.

O prefeito em exercício, Adelar Holsbach (Pelanka), falou sobre a importância dada ao esporte pela atual gestão e ressaltou o trabalho realizado pelos profissionais da secretaria municipal. “Temos um apreço grandioso pelos professores, técnicos e outros servidores que hoje prestam um excelente serviço à comunidade, liderados pela Marli Costa, primeira mulher e profissional de Educação Física a comandar, de forma efetiva, esta secretaria”, declarou o mandatário.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do prefeito de Quatro Pontes, Paulo Feyh, e da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Ruth dos Reis Juwe.

Na classificação geral, Juventus garantiu a primeira colocação na categoria sênior oficial masculino e feminino; no sub-15 Morgenau e Tonietto subiram no lugar mais alto no pódio; ao tempo que na sênior estímulo Guarapuava e Sionara levaram o troféu de campeões gerais. Confira a classificação final no site www.paranajudo.org.br.

TOPO