Fale com a gente

Esportes

Projeto de badminton é desenvolvido em colégios da região

Publicado

em

Divulgação
Alunos do Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes, praticam o esporte em contraturno escolar, duas vezes por semana

O badminton é o esporte de raquetes mais rápido do mundo, porém ainda pouco conhecido. No Brasil, a modalidade passa por um processo de popularização e no Paraná ganhou espaço depois de inserida nos Jogos Escolares, no ano passado. A fim de despertar o interesse dos alunos pela prática, há dois anos o Colégio Estadual Leonilda Papen, de Mercedes, começou a desenvolver um projeto em contraturno escolar.

Atualmente, cerca de 100 estudantes participam das atividades que são desenvolvidas duas vezes por semana, sob a coordenação dos professores Gleison Pacheco e Leandro Junior Hermes, o qual também desenvolve a prática esportiva nos colégios Monteiro Lobato e Porto Mendes, em Marechal Rondon, e no Colégio Estadual Quatro Pontes.

De acordo com a vice-diretora da instituição de ensino, Selma Martins Duarte, o colégio é um dos poucos da região Oeste que trabalha com o projeto de inserção do badminton. Para ela, a prática esportiva traz inúmeros benefícios, como a coordenação motora e a flexibilidade. “Além disso, ocupa o tempo ocioso dos alunos, que, invés de estarem na rua, estão na escola praticando um esporte”, frisa Selma.

Conforme Hermes, neste primeiro semestre foram realizadas diversas dinâmicas para que os alunos pudessem conhecer o esporte. A partir disso foram desenvolvidas as vivências ao ar livre, quebrando a barreira do desconhecido e estimulando a prática em ambiente escolar.

“Nos últimos anos houve um crescimento muito grande das modalidades individuais e o badminton, por ter uma variação de movimentos e trabalhar com uma consciência corporal maior, leva o aluno a se desenvolver de forma integral”, enfatiza o professor, ressaltando que qualquer pessoa pode praticar o esporte. “Não tem um biótipo, todos podem jogar”, acrescenta.

De acordo com o profissional, em Porto Mendes o esporte começou a ser inserido no início deste ano nas atividades de Educação Física e passa por um processo de estruturação, no entanto já praticam o esporte no distrito em torno de 50 adolescentes.

Para que os alunos possam interagir será realizado na segunda quinzena de agosto, durante o intervalo (recreio), um Torneio de Badminton, na categoria individual, para os naipes feminino e masculino. As inscrições serão abertas no início do mês. Em Mercedes os primeiros colocados serão contemplados com artigos esportivos e medalhas, já em Porto Mendes, a princípio, serão apenas medalhas.

Copyright © 2017 O Presente