Fale com a gente

Esportes

Rondon vai ganhar competição para integrar cidade e interior

Publicado

em

 

Joni Lang/OP

Secretário de Esportes e Lazer, Cristiano Metzner (Suko): “Foram elaborados termos de referência para contemplar as modalidades que a gente quer dar prosseguimento em conjunto com as instituições. Teremos futsal, bocha, bolão, ginástica rítmica, vôlei e basquete contemplados nessas parcerias”

Há aproximadamente cinco meses à frente da Secretaria de Esportes e Lazer de Marechal Cândido Rondon, Cristiano Metzner (Suko) diz que as inúmeras atividades básicas de caráter exclusivo da pasta estão sendo desenvolvidas, assim como outras ações implementadas. Algumas delas, inclusive, serão ampliadas. É o caso do projeto Dança Marechal, disponível no Módulo Desportivo e que está sendo estendido para o interior.

Dentre as novidades, comenta Suko, está a criação de uma competição esportiva tendo como principal intuito integrar moradores dos bairros e do interior. “Neste momento a gente vem desenvolvendo competições com crianças do município todo, assim como dos bairros, caso da Copa Marechal de Futebol, bem como futsal, que também tem disputas na cidade. Visando proporcionar atividades diferentes para os bairros, a gente está elaborando uma disputa com modalidades tradicionais e outras para incluir, com uma etapa na sede e outra no interior, para haver maior interação entre as comunidades”, revela.

Conforme o secretário, a ideia é que dentro das possibilidades tal projeto seja colocado em prática no segundo semestre. “Seria como o Interbairros, evento no qual apenas a sede era contemplada, quando agora a gente pretende ampliar para todo o município”, ressalta.

 

JEPs

Uma competição que no momento está movimentando o setor esportivo rondonense é a fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), que iniciou última sexta-feira (19) e segue com disputas até o começo de junho. Organizado em conjunto entre as secretarias de Educação e de Esportes, o evento tem 600 estudantes/atletas competindo em diversas modalidades, sendo que os campeões se garantem na fase macrorregional da competição, agendada para os dias 05 a 09 de julho, em Marechal Rondon.

“Os campeões avançam direto à fase macro porque ela vai ser sediada aqui. Era uma aspiração antiga realizar os jogos macrorregionais tendo Marechal Rondon como sede. O Núcleo Regional de Educação nos procurou, então conversamos com o prefeito e nos colocamos à disposição. Em seguida fizemos a reunião com diretores dos colégios para avaliar toda infraestrutura necessária, desde alojamento, parte técnica para sediar os jogos, entre outros, e deu tudo certo”, salienta Suko.

 

Futebol

Depois de viver um período de auge na região, seguido de um momento de lacuna, o futebol amador de Marechal Rondon atravessa uma boa etapa nos últimos anos. Prova disso foi a criação das divisões Prata e Ouro no ano de 2016. “Este formato ficou muito bom. É o mesmo campeonato, mas dois em um, com alcance maior de pessoas e times participando. A nossa avaliação é ótima, uma vez que tudo transcorre dentro do planejado, numa parceria com a Liga Rondonense de Esportes e patrocínio de empresas”, menciona o secretário.

Segundo ele, neste formato, os adeptos têm mais chances de participar dos jogos, cujas disputas envolvem 14 equipes, sete em cada categoria. “Os jogos são nas sextas-feiras, nos sábados e domingos e a ideia é de que a comunidade desfrute de um momento diferente. A gente quer maior ligação para a população prestigiar, sendo que no momento a participação tem sido muito boa”, expõe.

Parcerias

Suko explica que a Secretaria de Esportes vem estudando a formalização de parcerias com associações e instituições para estimular cada vez mais as modalidades esportivas, ampliando as escolinhas de base e equipes já formadas, caso das escolinhas de futebol de campo, handebol, futsal, assim como as parcerias que serão implementadas no futsal, vôlei, basquete, entre outras modalidades que serão contempladas. “O trabalho desenvolvido e que remete a algumas modalidades não pode parar, então analisamos o formato e pretendemos continuar, porém há necessidade de ajustes em relação às leis para a concretização das parcerias. Foram elaborados termos de referência para contemplar as modalidades que a gente quer dar prosseguimento em conjunto com as instituições. O jurídico está analisando, sendo que mais à frente deve sair o chamamento através de licitação. Teremos futsal, bocha, bolão, ginástica rítmica, vôlei e basquete contemplados nessas parcerias com as instituições”, garante.

Unioeste

Entre os inúmeros projetos que devem ser iniciados em breve está o de hidroginástica para a terceira idade. “A gente teve várias conversas inclusive com a Unioeste, na época com o professor Edilson Hobold, e em seguida com o novo coordenador de Educação Física, professor Alberto Madureira, a respeito de possíveis projetos, quando foi comentada da intenção de voltar a fazer a hidroginástica. Como o município não tem mais a piscina pública, vamos fazer a parceria com a Unioeste e um profissional da Secretaria de Esportes irá duas vezes por semana dar aulas de hidroginástica inicialmente para a terceira idade, nas terças e quintas-feiras, a partir das 16 horas”, adianta. A participação, explica ele, será gratuita. As inscrições devem ser abertas em breve e o projeto pode iniciar em junho.

Conforme Suko, inicialmente serão duas turmas. “Vamos ver como o projeto vai fluir. Futuramente quem sabe poderemos abrir mais turmas em idades diferentes e talvez reativar as aulas de natação para a população em geral, começando também com algumas turmas específicas. Essa é a nossa ideia”, conclui.

Copyright © 2017 O Presente