Fale com a gente

Esportes À espera de um milagre

Rondonenses falam sobre a possibilidade de rebaixamento do Grêmio; saiba o que o time precisa para não “cair”

Publicado

em

(Fotos: Divulgação)

O Grêmio está literalmente à espera de um milagre para não ser rebaixado à Série B do Brasileirão pela terceira vez em sua história. A derrota do Juventude para o São Paulo na noite de segunda-feira (06) manteve o Tricolor vivo até a última partida, mas o time precisa de três resultados para evitar o descenso.

A rodada derradeira do Campeonato Brasileiro será disputada nesta quinta-feira (09), com todos os jogos no mesmo horário, às 21h30. O fio de esperança gremista só existe por causa do rival da serra gaúcha.

O Juventude perdeu por 3 a 1 para o São Paulo. Já o Cuiabá, outro adversário direto, venceu o Fortaleza por 1 a 0 na Arena Pantanal. O Grêmio seria rebaixado matematicamente se ambas as equipes pontuassem.

Agora, o Dourado, que chegou aos 46 pontos na tabela, não é mais adversário. Além da vitória sobre o Atlético-MG, o time de Porto Alegre terá de torcer por derrotas de Juventude e Bahia.

Mesmo assim, o Tricolor terá de contar com um verdadeiro milagre. As projeções apontam para 97,5% de queda, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e 96%, conforme o site Infobola, do professor Tristão Garcia.

 

Os jogos que interessam
Grêmio x Atlético-MG, na Arena
Juventude x Corinthians, no Alfredo Jaconi
Fortaleza x Bahia, no Castelão

Dos adversários, o Galo já é campeão brasileiro e deve poupar titulares tendo as finais da Copa do Brasil nos próximos dias. O Fortaleza e o Corinthians já estão classificados para a Libertadores de 2022 e não disputam mais nada no Brasileirão.

No cenário que evitaria a queda, o Grêmio chegaria aos 43 pontos, os mesmos de Juventude e Bahia – que não pontuariam. Mas o Tricolor acabaria em 15º por conta do número de vitórias como o primeiro critério de desempate.

 

O que pensam os gremistas de Marechal Rondon?

Os torcedores rondonenses não estão nada satisfeitos com o panorama geral do tricolor gaúcho. Para eles, o Grêmio ainda não foi rebaixado por pura sorte.

O empresário Werner Güttges, popular Bengala, se intitula como um torcedor bastante otimista. No entanto, ele afirma que a atual situação atual do Grêmio está complicada até mesmo para os maiores otimistas do futebol: não depende somente de um resultado, mas de três. “Vão enterrar o Grêmio. A gente precisa de três resultados, ganhar e torcer para ganharem por nós. Eu não tenho muita confiança em dizer que vamos ganhar. Vou perder até uma aposta se acontecer, porque eu apostei que o Grêmio cai”, conta.

Para Bengala, o esporte é brincadeira, uma diversão. “Se cair, caiu, mas se não cair, melhor ainda. O Grêmio deixou de ganhar quando tinha que ganhar e agora não adianta, é uma moeda para cima. Tudo é possível no jogo de amanhã”, comenta.

Werner Güttges (Bengala): “Apostei que o Grêmio cai” (Foto: Divulgação)

 

“Só um milagre”

O professor Edvaldo Oliveira Souza torce para que o Grêmio não seja rebaixado, mesmo achando que o time merece o rebaixamento. “Este ano o time fez um campeonato muito irregular. Na verdade, até manteve uma regularidade negativa e esteve por 36 rodadas na zona de rebaixamento. Perdeu 19 vezes, um turno inteiro de derrotas. Então, o Grêmio pediu para ser rebaixado”, resume.

Enquanto torcedor, ele não quer o rebaixamento do time e até diz que acredita em milagre. “O Grêmio está levando tanta sorte nesse campeonato que chega à rodada final com chances de escapar. É um milagre muito grande se acontecer. Enquanto torcedor, sempre vou esperar que meu time não caia de divisão, afinal, eternamente gremista”, destaca.

Professor Edvaldo Oliveira Souza: “O Grêmio pediu para ser rebaixado” (Foto: Divulgação)

 

“Ruim o ano inteiro”

Eron Schio compartilha da mesma opinião. “A expectativa do torcedor é de que o nosso time sempre ganhe, mesmo às vezes não merecendo. Passamos o ano inteiro nesta situação ruim, então o certo é que seja rebaixado, já que a temporada inteira foi ruim. Assim a diretoria acorda para o que está acontecendo”, comenta.

Eron Schio: “O certo é que seja rebaixado, já que a temporada inteira foi ruim. Assim a diretoria acorda” (Foto: Divulgação)

 

“Merece cair”

Veterano do futebol, Alsemir Luiz Wilhelms garante que não vai rezar para que o Tricolor gaúcho permaneça na Série A. “A minha opinião é que o Grêmio deve cair por tudo o que tem feito a diretoria. Não tem merecido ficar na Série A. Está sendo uma vergonha”, opina. “Está entre os times com possibilidade de rebaixamento desde a segunda rodada do campeonato. Então, faz jus à situação que está”, amplia, brincando: “Eu não vou rezar, não”.

Alsemir Wilhelms: “O Grêmio deve cair por tudo o que tem feito a diretoria” (Foto: Divulgação)

 

Equipe

Dentro de campo, o técnico Vagner Mancini não contará com a zaga titular, formada por Geromel e Kannemann, que está suspensa. Ruan e Rodrigues serão os substitutos. Douglas Costa volta a ficar à disposição.

 

O Presente com informações do G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente