Fale com a gente

Esportes Campeões

Rondonenses vibram com a conquista do Campeonato Paranaense 2022 pelo Coritiba

Publicado

em

Henrique Buss e Renan Nunes vibram com a conquista do título estadual pelo Coritiba, time que atuam como zagueiro e preparador físico, respectivamente (Foto: Divulgação)

O Coritiba é o campeão paranaense de 2022. O título foi conquistado no domingo (03) e muito comemorado pelos torcedores, jogadores e toda a equipe do clube, entre eles os rondonenses Henrique Buss, zagueiro do time, e Renan Nunes, que integra o Departamento de Preparação Física do Coxa. “O título representa a consolidação do trabalho como um todo, do staff aos jogadores. Desde 2017 o Coritiba não ganhava um Campeonato Paranaense, então essa conquista tem um peso importante”, define Renan.

Com experiência em preparação física e fisiologia, Renan, que é doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Tecnológica de Sidney (Austrália), integra a equipe desde janeiro, sendo esta a primeira vez que trabalha em um time da 1ª divisão do futebol brasileiro.

“Em um curto espaço de tempo, chegar em um grande clube, exige adaptação e organização rápidas. Ajudar na construção dos processos internos e a consolidação com o título combinam trabalho com resultado. Nem sempre quando se tem um bom trabalho se tem um bom resultado dentro de um esporte de alto rendimento, sabemos muito bem disso. Então, quando isso acontece, é uma consolidação e representa algo muito importante dentro da instituição. Para mim, fazer parte da história neste momento importante é maravilhoso. Estou feliz em fazer parte deste processo, dessa família Coritiba”, enfatiza Renan, destacando que o agora campeão estadual tem grandes sonhos para os próximos anos, inclusive se consolidar no futebol nacional.

Convivência com Henrique

Um dos fatores gratificantes, afirma o preparador físico, é a convivência com outro rondonense, o zagueiro Henrique Buss, que retornou ao Coritiba no ano passado, 13 anos depois de ser revelado pelo time da Capital.

“Ele é um atleta vencedor, que já passou por várias equipes (no Brasil e no mundo), integrando, inclusive, a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 2014. Sua liderança, o que ele representa para o Coritiba, é muito grande, e essa troca de experiências pessoais e profissionais com ele é muito gratificante por termos as mesmas raízes e origens”, enaltece Renan.

Representante de Marechal

Ele diz ficar muito feliz em representar Marechal Rondon no cenário do futebol. “Tenho muito carinho pelas pessoas que torcem por mim. Estou muito feliz, pois estou vivendo um grande momento da minha vida, da minha carreira. Além de chegar em um clube grande, ter essa conquista de um campeonato e fazer parte da história do Coritiba é muito legal. É muito gratificante poder construir parte daquilo que eu aprendi ao longo da minha trajetória pessoal. Consegui ajudar o Coritiba com esse título de alguma maneira”, ressalta.

Família pé quente

Para Renan, sua família é pé quente. “Meu irmão estava no estádio (no domingo), ele é coxa-branca, assim como amigos, familiares e parentes que estiveram aqui recentemente. Meus avós (já falecidos) são de Curitiba e tenho muitos tios e primos coxa-branca”, aponta.

 

Renan Nunes com a taça: “Fazer parte da história do Coritiba neste momento importante é maravilhoso” (Foto: Divulgação)

 

Zagueiro rondonense Henrique Buss comemora o título: “Parabéns a todos pelo empenho e dedicação” (Foto: Divulgação)

Rondonenses no Coxa, zagueiro Henrique Buss e Renan Nunes, do Departamento de Preparação Física: parceria e troca de experiências (Foto: Divulgação)

 

39º título do estadual

O título do Coritiba foi conquistado no domingo com a vitória por 4 a 2 sobre o Maringá, no Couto Pereira, na partida de volta da final do Campeonato Paranaense. No jogo de ida, na quarta-feira (30), no Willie Davids, o time da Capital venceu por 2 a 1 e, por isso, só precisava de um empate para ficar com o título.

Com a conquista, o Coritiba soma 39 títulos do estadual. É o maior campeão da competição, seguido por Athletico (26) e Ferroviário (8). O último título do Coxa havia ocorrido em 2017.

O título do Paranaense ficou 96 vezes na Capital e 14 vezes no interior (cinco em Londrina, três em Maringá e seis em outras cidades).

Além de ficar com o troféu de campeão, o Coritiba terminou com os artilheiros da competição, com a maior pontuação geral (soma de todas as fases), o melhor ataque, a menor média de gols sofridos e a maior média de público.

O ponta Igor Paixão (sete gols em 16 partidas) e o centroavante Léo Gamalho (sete em 12) terminaram como os artilheiros do Paranaense 2022.

O Coritiba segue invicto como mandante em 2022, com cinco vitórias e três empates no Couto Pereira.
A grande final de domingo, na casa do Coxa, registrou o maior público do Paranaense 2022, com 27.655 pagantes.

Coritiba comemorou muito a conquista: além de ficar com o troféu de campeão, terminou com os artilheiros da competição, com a maior pontuação geral, o melhor ataque, a menor média de gols sofridos e a maior média de público (Foto: Divulgação)

 

 

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente