Fale com a gente

Esportes

Tóquio é escolhida sede dos Jogos Olímpicos de 2020

Publicado

em

Getty Images
Delegação de Tóquio comemora escolha da cidade para sede dos Jogos de 2020

A eufórica festa de quatro anos atrás, quando o Rio de Janeiro venceu a disputa para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, deu lugar a uma versão mais contida, neste sábado (07), em Buenos Aires, na Argentina.

Desta vez, os abraços não foram tão calorosos, não caíram tantas lágrimas e não teve um ídolo mundial como o Pelé em “campo”. Mas, felizes, os japoneses deixaram por alguns instantes a tradicional formalidade oriental de lado para festejar, com direito a pulinhos e bandeirinhas balançando, a honra da capital Tóquio ser palco pela segunda vez do maior evento esportivo do mundo, daqui a sete anos, em 2020.

Respaldado pela sólida economia, infraestrutura de ponta e um projeto grandioso e moderno, a capital japonesa desbancou Istambul e Madri na final da disputa pelas Olimpíadas de 2020, neste sábado, durante a 125ª Assembleia do Comitê Olímpico Internacional. Nem a preocupação com a recente descoberta do vazamento de alta radioatividade na usina nuclear de Fukushima foi capaz de atrapalhar o sólida proposta japonesa.

“Estou tão feliz, estou extasiado. Vou compartilhar essa alegria com a população do meu país. Quero que façamos tudo o possível para atender às expectativas”, disse o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

Na primeira rodada de votação, Tóquio alcançou o maior número de votos (42), enquanto Istambul e Madri ficaram empatadas com 26. Uma nova rodada foi feita para desempatar, e a cidade turca levou a melhor por 49 a 45. Na última e decisiva votação, a capital japonesa foi superior, somando 60 votos contra 36 da rival.

O resultado confirmou o favoritismo já apontado nas principais bolsas de apostas. Depois de 1964, a bandeira olímpica voltará a tremular na terra do sol nascente. Na apresentação vencedora para os membros do COI, Tóquio apostou nas instalações futuristas, na infraestrutura de qualidade e no sistema de transporte público completo.

Votos também foram conquistados com a invejável situação financeira do pais e as garantias de entrrega de tudo o que foi prometido para os Jogos. Um fundo de 4,5 bilhões de dólares (mais de R$ 10 bilhões) já foi separado para o desafio.

“Creio que Tóquio prevaleceu pela excelente qualidade de sua proposta e também pela experiência das candidaturas anteriores. Eles vieram com bases sólidos”, ressaltou o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.

A realização das Olimpíadas com total segurança foi outro ponto que ganhou destaque. “Tóquio é um dos lugares mais seguros do mundo”, garantiu Shinzo Abe. Em seguida, o líder político fez um discurso sobre o comprometimento com os valores olímpicos.

Já o polêmico assunto sobre o vazamento da usina nuclear de Fukushima ganhou apenas uma menção rápida durante a apresentação. Shinzo Abe garantiu que não há riscos para Tóquio. Os membros do COI, porém, não ficaram satisfeitos e pediram mais explicações sobre o problema.

“Agora podem existir preocupações com 2020, mas posso assegurar que a situação está controlada. Não teve e não terá nunca um impacto em Tóquio”, conclui Shinzo Abe.

Copyright © 2017 O Presente