Fale com a gente

Esportes

Torcedores rondonenses tomam as ruas em comemoração à vitória do Grêmio na Libertadores

Publicado

em

Gremistas rondonenses tomaram as principais ruas da cidade na noite de quarta-feira (29), após o time gaúcho derrotar o Lanús (Argentina) por 2 a 1 e conquistar o tricampeonato da Copa Libertadores da América. A partida de volta foi no estádio La Fortaleza, em Lanús, cidade da Grande Buenos Aires. Por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0, em Porto Alegre, o Grêmio jogava por um empate para ser campeão. Mas o time gaúcho venceu com gols de Fernandinho e Luan, ainda no primeiro tempo da partida. Sand descontou na etapa final.

Eufóricos e tomados pela emoção da vitória, uma multidão de torcedores se reuniu em uma carreata comemorativa e na sequência se concentraram na rotatória da bandeira, no centro da cidade. Com bandeiras e foguetes, os rondonenses entoavam alegres o hino do time gaúcho, agora tricampeão.

Com o título, o Grêmio está classificado para o Mundial de Clubes, a ser disputado em dezembro, nos Emirados Árabes, entre os dias 6 e 16 de dezembro . Os rivais serão Real Madrid, da Espanha (campeão europeu), Urawa Red Diamonds, do Japão (campeão da Ásia), Wydad Casablanca, do Marrocos (Campeão da África), Pachuca, do México (campeão  das Américas Central e do Norte), Auckland City, da Nova Zelândia (campeão da Oceania) e Al-Jazira, representante do país-sede.

Além disso, o Grêmio garantiu presença na Copa Libertadores de 2018. Por tabela, abriu mais uma vaga para a competição continental via Campeonato Brasileiro – como o time está em 3º lugar, a zona de classificação passou a se estender até o 8º colocado do Brasileirão.

 

Campanha

Como campeão da Copa do Brasil 2016, o Grêmio entrou direto na fase de grupos da Libertadores. Ficou em primeiro lugar no grupo H, que ainda tinha Zamora (Venezuela), Deportes Iquique (Chile) e Guaraní (Paraguai).

Nos mata-matas, o time gaúcho teve uma campanha peculiar. Em três das quatro fases, incluindo a final, obteve placares melhores nas partidas fora de casa. Nas oitavas, encaminhou a classificação ao derrotar o Godoy Cruz na Argentina (1 a 0) e depois confirmou a vaga na Arena ao vencer por 2 a 1. Nas semifinais, derrotou o Barcelona por 3 a 0 em Guayaquil e perdeu em casa por 1 a 0. A exceção foi nas quartas-de-final, quando o time gaúcho empatou com o Botafogo (0 a 0) no Rio e venceu por 1 a 0 em Porto Alegre.

 

História

O Grêmio foi campeão pela primeira vez em 1983, quando bateu o Peñarol (Uruguai) nas finais – 1 a 1 fora de casa e 2 a 1 no Olímpico. O técnico era Valdir Espinosa. Em 1995, veio o segundo título, desta vez sob o comando de Luiz Felipe Scolari. A equipe gaúcha bateu o Atlético Nacional (Colômbia) por 3 a 1, em casa, e empatou em 1 a 1 em Medellín.

Renato Gaúcho, treinador do Grêmio neste ano, sagrou-se o primeiro brasileiro a ser campeão da Libertadores como técnico e jogador. Ele era atacante do time que conquistou a América e 1983.

 

Copyright © 2017 O Presente