Fale com a gente

Esportes

Tricampeã paranaense, Copagril projeta desafios na Taça Brasil

Publicado

em

Assesoria/Copagril
Elenco rondonense conquistou o título da Série Ouro com duas vitórias sobre o Keima Futsal. Momento é de renovações, contratações de atletas e planejamento da próxima temporada

A conquista do Campeonato Paranaense de Futsal Série Ouro proporciona que atletas e comissão técnica da equipe Copagril/Sempre Vida/Sicredi/Marechal Cândido Rondon encerrem com chave de ouro a temporada 2016. Além de faturar o tricampeonato da competição na última segunda-feira (19), com vitória de 1 a 0 no jogo de volta sobre o Keima Futsal/Ponta Grossa, o time rondonense mostrou ótimo desempenho neste ano, classificando-se em 3º lugar na Liga Nacional de Futsal (LNF).

Vale salientar que a Copagril Futsal é a única equipe paranaense a chegar a uma final de Liga Nacional, quando foi vice-campeã em 2010. Em se tratando de Série Ouro, os outros títulos vieram nos anos de 2009 e 2013.

Depois de adicionar mais um troféu à sua galeria, atletas e comissão técnica, dirigentes da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC) – mantenedora da equipe – e da Copagril participaram de uma carreata na tarde de terça-feira (20) passando pelas principais avenidas do município, ocasião na qual foram acompanhados por centenas de torcedores e aplaudidos por milhares de rondonenses, todos comemorando o título.

Em entrevista ao Jornal O Presente, o técnico Paulinho Sananduva destaca que o 3º lugar na Liga Nacional e o tricampeonato da Série Ouro são fruto do planejamento, trabalho, assim como da mudança de mentalidade. Começamos este ano com baixa confiança em virtude de anos anteriores, mas o grupo não ligou para isso. O nosso grupo procurou sempre trabalhar com seriedade, determinação, foco e disciplina. Pelo que fizemos na Liga Nacional e no Campeonato Paranaense seria frustrante terminar o ano sem um título. Isto nos deixa mais valorizados, enfatiza.

Sananduva ressalta que 2016 foi um ano positivo em vários sentidos, tornando possível recuperar a autoestima do torcedor que lotou o ginásio e apoiou a equipe em desempenhar bons jogos. A Copagril Futsal nunca teve tantas transmissões ao vivo. Foram nove jogos pela SporTV, mostrando que a equipe está no caminho certo. Devemos planejar com seriedade, dentro dos recursos que temos para montar um grupo forte para em 2017 lutar de novo por títulos e pelos melhores lugares tanto na Liga Nacional quanto na Série Ouro, expõe.

As disputas em questão estão previstas para iniciar entre o fim de março e início de abril, logo após a Taça Brasil, primeiro desafio oficial da Copagril Futsal na temporada 2017. A competição em questão reúne campeões estaduais e da Liga, com participação de cerca de dez equipes. Entre os objetivos está atuar pela conquista do inédito título da Taça Brasil.

 

Exigir o máximo

Com contrato renovado com a Copagril Futsal para a próxima temporada, o treinador foi campeão do mundo quando atuou como técnico do Carlos Barbosa (RS). Segundo ele, exigir o máximo dos titulares e atletas que estão no banco foi um dos pontos determinantes para ter sucesso. Eu exijo o máximo do grupo e todos os atletas do banco devem estar preparados para jogar. Eu cobro muito esta postura de atitude. Os resultados deste ano são mérito de toda uma equipe que joga Liga Nacional, que tem infraestrutura muito boa, de uma diretoria que paga em dia e oferece todas as condições de treinamento, enaltece.

Logo após sua apresentação como técnico no início do ano, Sananduva expôs as características de como pretendia ver a equipe jogar. A Copagril que ficou conhecida em 2016 tanto na Liga Nacional quanto na Série Ouro foi uma equipe aguerrida e com intensidade muito forte. O grupo comprou essa ideia, se dedicou muito e os resultados apareceram pelo mérito de todos, diz.

Para a próxima temporada, que reserva novos desafios, o comandante menciona saber que toda equipe será cobrada por resultados ainda melhores. Pretendemos fortalecer o nosso grupo em todas as posições, por isso estamos trazendo uma gurizada nova da Seleção Brasileira Sub-20 para formar uma futura estrutura da própria Copagril. Sabemos que seremos cobrados e quando isso acontece é sinal de que temos condições de dar retorno. O importante é que a Copagril continue oferecendo esta boa estrutura de trabalho e treinamento para comissão técnica e atletas. Vamos aguardar a definição sobre a data de apresentação para que tenhamos tempo hábil de nos preparar bem para as futuras competições, finaliza.

 

Liderança

O supervisor técnico da Copagril Futsal, Eduardo Santana, destaca que o ótimo rendimento na atual temporada foi possível por fatores como bom planejamento, boa organização, excelente liderança e ao controle das situações e metas. Foi um trabalho ajustado entre diretoria e comissão técnica, um bom trabalho da comissão e os jogadores aplicando tudo isso dentro de quadra. A resposta veio ao longo da temporada com o ginásio cheio, 3º lugar na Liga Nacional e com o tricampeonato da Série Ouro. Para todos nós isso é muito importante como profissionais, destaca.

Além do título, os jogadores Barbosinha e Deivd e o supervisor Eduardo Santana foram convocados à Seleção Brasileira. Todo mundo está feliz (com o título paranaense). Precisamos desfrutar este momento único e comemorar com amigos, familiares e agradecer a Deus. Todos planejaram, mas só um clube executou. Para nós é um privilégio, com respeito a todas as equipes do Paraná. Foram dois jogos difíceis apesar de vencermos as duas partidas, mas conquistamos este título, comenta.

Para a temporada 2017, Santana explica que a diretoria da equipe e a comissão técnica já planejam algo a mais. A Copagril Futsal evolui com a qualidade de todo grupo. Infelizmente perdemos alguns jogadores, mas todos foram importantes, tanto os que saíram, os renovados e os contratados (que virão). A responsabilidade será maior em 2017, porque a cobrança vai aumentar devido às conquistas deste ano. Estamos prontos e pedimos a Deus sabedoria para apontar a direção correta em busca dos nossos objetivos. Este foi um ano de muito trabalho, então agora devemos comemorar para em seguida projetar o futuro, completa.

Copyright © 2017 O Presente