Copagril
Esportes

Xeque-mate: Itaipu é ouro no xadrez

Os Jogos do Sesi 2013 chegaram ao fim no último domingo (18), com uma grande festa na quadra do Salgueiro, no Rio de Janeiro. E tinha energia de Itaipu nesse samba: os atletas Adriano Bortoloso, Rui Jovita e Maurício Guerreiro representaram a empresa na competição e voltaram para casa com um ouro, uma prata e um bronze.

A jornada de Adriano Bortoloso até o lugar mais alto do pódio no xadrez rápido foi estável. Ele foi vice nas fases regional, estadual e sul-brasileira – parece que estava guardando as melhores jogadas para o fim. A fase final foi na última quinta (16) e sexta-feira (17), e cada jogador participou de cinco partidas.

Casa do Eletricista PISCINAS

Depois das quatro primeiras, Adriano já sabia que era o campeão, pois era o único que tinha vencido todas as disputas. Mesmo assim, jogou a última… e ganhou também. E haja estratégia e raciocínio rápido: na categoria de Adriano, as partidas têm uma hora de duração e cada jogador tem meia hora para fazer suas jogadas. Ao terminar cada movimento, eles param o cronômetro que fica ao lado do tabuleiro.

Os colegas de Bortoloso na Divisão de Compras receberam o campeão nesta terça-feira com um café da manhã e uma decoração especial na sala onde ele trabalha, no Centro Executivo. E ajudaram a carregar todos os troféus e medalhas dele – que não são poucos. Enxadrista desde os 10 anos, o colega já foi campeão paranaense na juventude. “Conheci todo o Paraná e Santa Catarina viajando para os campeonatos”, conta.

A rotina e o trabalho o afastaram um pouco do jogo, mas, quando começou a trabalhar na Itaipu, ele logo descobriu o grupo de enxadristas e voltou a praticar. Todo domingo, eles se reúnem na casa do colega paraguaio Patriarca, que é mestre pela Federação Internacional de Xadrez, e praticam as jogadas.

Natação

Os outros representantes da Itaipu na etapa nacional dos Jogos do Sesi foram os nadadores Rui Jovita da Silva e Maurício Guerreiro. Com uma prata nos 50m borboleta e um bronze nos 200m livre, Rui completou o quadro de medalhas da Itaipu. Guerreiro dessa vez não trouxe medalhas, mas terminou a competição em grande estilo, chegando à última fase.

Jogos do Sesi

A 9ª edição dos Jogos Nacionais do Sesi reuniu mais de 1.200 atletas, de 250 empresas de todo o Brasil, que disputaram as medalhas de ouro, prata e bronze, em 10 modalidades de esporte (atletismo, natação, vôlei de praia, futebol de campo, futebol 7 master, futsal, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez).

O Paraná participou com 38 atletas de várias regiões do Estado, nas modalidades de atletismo, natação, tênis de campo, futebol 7 master e xadrez. Eles representavam as empresas WBH Fundição, Eletrosul, Brose do Brasil, Kadesh, Copel, GT Technologies, Toshiba, Sanepar, V.Albiero, Renault do Brasil, Ronconi, Volvo do Brasil e Itaipu Binacional. Os paranaenses conquistaram, ao todo, sete medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

TOPO