O Presente
Geral

112 famílias rurais garantem casa nova na região

calendar_month 11 de agosto de 2013
4 min de leitura
AEN-PR
Izaura Comes Nacimento, de Assis Chateaubriand foi uma das contempladas

A grande parceria entre o governo do Estado, por meio da Cohapar, o governo federal, por meio da Caixa Econômica e Ministério das Cidades, e prefeituras garantiu a permanência no campo de mais de 112 famílias de pequenos agricultores da região Oeste, que receberam na última quinta-feira (8) as chaves da tão sonhada casa própria. São famílias de São José das Palmeiras, Guaíra, Ramilândia, Assis Chateaubriand, Catanduvas, Guaraniaçu, Ibema, Iracema do Oeste e Três Barras do Paraná que não precisam deixar o campo para melhorar de vida. Vão continuar produzindo em suas propriedades, só que agora com melhor qualidade de vida, nas novas moradias, com conforto e segurança. Também são parceiros na obra a Emater e a Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento.

O diretor financeiro-administrativo da Cohapar, Luciano Machado, acompanhou a entrega das casas e disse que o programa de habitação rural desenvolvido no Paraná, em parceria com o governo federal, oferece a oportunidade a milhares de famílias de receber a casa própria segura e de qualidade. “É um dos grandes desafios do governo federal melhorar a vida das famílias que vivem no campo. Por isso, a grande satisfação da Caixa em ser parceira nesses projetos do Paraná, com subsídios do prgrama Minha Casa Minha Vida”, disse o gerente-geral da Caixa em Medianeira, Cassyus Emanuel Gerrard.

O prefeito de São José das Palmeiras, Nelton Brum, comemorou a entrega de 15 moradias rurais. “As casas vieram em boa hora, somando com mais 20 casas em obras e mais de 50 em projeto”, afirmou. “A tendência era dessas pessoas se mudarem para cidade, mas agora vão permanecer no sítio”, acrescentou. “A sensação é de estar nas nuvens com a nova casa, foi um presente de Deus e do governo do Estado e de todos que ajudaram na construção dela”, disse emocionada Marlene Silva de França, de São José das Palmeira, que mora há 30 anos na propriedade com o marido, o agricultor Joaquim Carlos de França. Ali, o casal criou filhas, vivendo da plantação de fumo. Marlene chegou a ter uma doença grave e contou que a nova moradia foi a maior responsável pela sua cura. “Hoje estou curada e de casa nova”, comemorou. “É uma conquista tão grande, que eu nem tenho palavras para explicar”, acrescentou o produtor Joaquim Carlos.

Êxodo

O gerente da Emater em Toledo, Ivan Haupp, lembrou do êxodo rural na região, com a saída, em 10 anos, de 20% dos agricultores. “Agora, essa grande parceria de governos e prefeituras para manter as famílias no campo vem obtendo resutados extraordinários”, destacou. “Hoje a preocupação é com a sucessão rural e não mais com o êxodo”, completou o chefe regional da Secretaria da Agricultura, Valdecir Ferradin. “O programa de habitação rural do governo federal em parceria com o Estado está proporcionando condições de fixar o pequeno produtor no campo, onde produz, e levar conforto às famílias, em moradias dignas”, afirmou o gerente da CAIXA em Toledo, José Afonso. “Com as casas subsidiadas em 95%, podemos dizer que os programas federal e estaduais estão chegando a todos que precisam, onde quer que residam”, acrescentou.

Casa própria

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, falou do grande momento das famílias que recebem a casa própria. “As famílias recebem a casa nova de bom padrão e condições acessíveis de pagamento. Temos um grande desafio, mas estamos vendo resultados concretos”. “Este é um momento singular no país, quando o governo federal segue muito firme no programa de redução do déficit habitacional”, afirmou o gerente da Caixa em Guaíra, André Cavichiolli. “É um programa que melhora a qualidade de vida e segura o produtor no campo”, acrescentou.

O casal de produtores Maria Ilário e Nelso Ito, de Guaíra, é um bom exemplo da transformação na vida das famílias que recebem a casa nova. Os dois são casados há 48 anos, têm 5 filhos e 9 netos e moram na propriedade desde 1975, quando se casaram. “É um sonho realizado”, comemorou Maria. “Só com o que plantamos não daria para fazer uma casa de material tão boa como essa”, acrescentou Nelson. Cultivam soja, milho e mandioca para o sustento da família.

O deputado estadual Élio Rush elogiou o programa de moradias rurais no Paraná, destacando o ganho em qualidade de vida dos pequenos agricultores que moravam em condições precárias. “Com as parcerias salutares que o governo do Estado tem buscado, quem ganha é a população”, afirmou.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.