Fale com a gente

Geral

1985: inicia o processo de redemocratização do município

Publicado

em

Ex-prefeito Ilmar Priesnitz: Marechal Cândido Rondon é processo de um trabalho contínuo (…). Muitos fizeram alguma coisa para que se chegasse ao ponto em que estamos hoje. E eu sei o que eu fiz (Foto: Maria Cristina Kunzler)

Em decorr ecirc;ncia do fato de Marechal C acirc;ndido Rondon estar localizado na fronteira do Estado com o Paraguai, o munic iacute;pio foi enquadrado na Lei de Seguran ccedil;a Nacional, em plena eacute;poca da ditadura, o que fez com que os prefeitos fossem indicados pelo governador, conforme a lei n ordm; 5.449, de 04 de junho de 1968. Quatro foram os prefeitos nomeados.
O rondonense Ilmar Priesnitz foi o primeiro chefe do Poder Executivo municipal eleito em um processo democr aacute;tico ap oacute;s o per iacute;odo da ditadura. A elei ccedil; atilde;o aconteceu em 11 de novembro de 1985 e ele assumiu o cargo em 1 ordm; de janeiro de 1986. O seu mandato era de apenas tr ecirc;s anos, pois em 1988 haveria novo pleito para equiparar o in iacute;cio das gest otilde;es em todos os munic iacute;pios. Por isso, seu slogan era ldquo;dez anos em tr ecirc;s rdquo;.
O ex-prefeito diz que, ao t eacute;rmino da ditadura, sabia que haveria uma mudan ccedil;a radical no sistema pol iacute;tico e administrativo de Marechal Rondon. ldquo;Pelo fato de morarmos aqui e acompanharmos o desenvolvimento desta cidade desde a inf acirc;ncia, n atilde;o foi dif iacute;cil detectar quais seriam os pontos b aacute;sicos que seriam tomados para fazer com que o munic iacute;pio tivesse um redirecionamento no seu caminho pol iacute;tico, administrativo, econ ocirc;mico, social e cultural rdquo;, afirma.
O plano de governo elaborado era fact iacute;vel, baseado na estrutura do munic iacute;pio. A equipe de governo estava totalmente voltada aos interesses de Marechal C acirc;ndido Rondon. Ao olhar para o passado, Ilmar garante: ldquo;Todo nosso programa administrativo estava fundamentado em cima da realidade e das necessidades do munic iacute;pio. T iacute;nhamos que correr porque o tempo era curto. Quando chegamos na prefeitura eu sabia o que deveria fazer. Executamos at eacute; mais do que hav iacute;amos projetado rdquo;, declara.

Estradas
A liga ccedil; atilde;o entre a sede municipal e os distritos e outros munic iacute;pios era prec aacute;ria. Na gest atilde;o de Ilmar agrave; frente da prefeitura todos os distritos ganharam liga ccedil; atilde;o asf aacute;ltica. Isto foi poss iacute;vel atrav eacute;s de um bom relacionamento entre a administra ccedil; atilde;o e o Governo do Estado. ldquo;O munic iacute;pio possu iacute;a 9,6 mil propriedades rurais, 105 mil hectares de terra e precisava viabilizar o transporte para escoamento da mat eacute;ria-prima produzida, como o leite, mandioca, su iacute;no, frango, soja, milho, trigo, enfim, e foi o que fizemos rdquo;, salienta.
Inicialmente, Marechal Rondon contava com dez distritos administrativos. Alguns anos ap oacute;s o final de seu mandato, quatro deles foram emancipados e se tornaram munic iacute;pios, sendo eles Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste. O ex-prefeito conta que isso s oacute; foi poss iacute;vel devido ao fato de ter se investido em infraestrutura nestas localidades.

Educa ccedil; atilde;o
Na aacute;rea educacional, havia sido implantado no Paran aacute; e em outros Estados um programa chamado campanha nacional de educand aacute;rios na comunidade (CNC). A iniciativa tinha como objetivo instalar escolas nos distritos para que a comunidade tivesse acesso agrave; educa ccedil; atilde;o. No entanto, s oacute; quem tinha condi ccedil; otilde;es financeiras de pagar mensalidade poderia estudar.
ldquo;Uma das primeiras a ccedil; otilde;es, ainda como vereador, foi lutar e fazer um esfor ccedil;o grande para que essas escolas fossem absorvidas pelo Estado. Com isso, os pais n atilde;o precisariam mais pagar mensalidade e os professores passariam a ser de responsabilidade do governo. Foram estadualizadas todas as escolas da CNC de 5 ordf; a 8 ordf;, e as institui ccedil; otilde;es de Ensino M eacute;dio. Na sede, somente o antigo col eacute;gio de contabilidade Davi Carneiro continuava sendo particular rdquo;, relembra.
Ainda na educa ccedil; atilde;o, na gest atilde;o de Ilmar Priesnitz foi criada a Unioeste. Lideran ccedil;as rondonenses se engajaram para que o munic iacute;pio fosse contemplado com um campus e um grande movimento tamb eacute;m foi realizado em Cascavel, Toledo e Foz do Igua ccedil;u. ldquo;Eu era o presidente da Amop (Associa ccedil; atilde;o dos Munic iacute;pios do Oeste do Paran aacute;) – o uacute;nico prefeito rondonense que at eacute; hoje assumiu o cargo – e mobilizamos os munic iacute;pios e brigamos para que Marechal Rondon fosse inclu iacute;do efetivamente dentro do processo de cria ccedil; atilde;o da Unioeste. Patrocinamos ocirc;nibus e levamos professores e estudantes a Bras iacute;lia para uma vig iacute;lia. A Unioeste seria uma jun ccedil; atilde;o da Fecivel (de Cascavel), Facitol (de Toledo), Facisa (Foz do Igua ccedil;u) e Facimar (Marechal Rondon) rdquo;, relata.
Conforme o ex-prefeito, em Cascavel foi realizada uma reuni atilde;o definitiva que acabaria criando a chamada institui ccedil; atilde;o da Unioeste. Na ocasi atilde;o, foi ainda poss iacute;vel eleger o primeiro presidente da Unioeste, que foi o ent atilde;o secret aacute;rio de Administra ccedil; atilde;o da prefeitura rondonense, Eloi Lohmann. ldquo;Ele foi o elemento que deu a estrutura b aacute;sica para que se criasse verdadeiramente uma institui ccedil; atilde;o forte, que hoje prova a raz atilde;o pela qual veio rdquo;, afirma.

Setor industrial
Durante o mandato do ex-prefeito, ind uacute;strias foram incentivadas a se instalar em Marechal C acirc;ndido Rondon. Ele menciona, dentre elas, a Frimesa. ldquo;Demos apoio no sentido de que viesse uma ind uacute;stria e absorvesse a mat eacute;ria-prima para que o leite fosse industrializado aqui. N atilde;o investimos dinheiro na constru ccedil; atilde;o da ind uacute;stria, n oacute;s a viabilizamos atrav eacute;s de apoio e de incentivo para que os empreendimentos fossem instalados. N atilde;o permitimos que nenhuma ind uacute;stria sa iacute;sse daqui, pelo contr aacute;rio, trouxemos novas rdquo;, comenta.
Ilmar articulou ainda a instala ccedil; atilde;o no munic iacute;pio da Confepar, localizada na regi atilde;o de Londrina, especializada em produtos que tem como base o leite e, na eacute;poca, trabalhava com a desidrata ccedil; atilde;o do soro do leite. ldquo;Quando a Frimesa come ccedil;ou a funcionar em Rondon, todo o soro tinha que ser levado para Londrina. Fizemos um estudo e a prefeitura doou o terreno em frente agrave; Frimesa, onde est aacute; hoje. O empreendimento tem outro nome, mas gera emprego, renda e agrega valores, fazendo com que o munic iacute;pio esteja muito bem estruturado neste setor rdquo;, declara.

Frigor iacute;fico de aves
Entre os anos de 1987 e 1988 j aacute; se pensava em instalar no munic iacute;pio um frigor iacute;fico de aves da Copagril. O ex-prefeito relata que fez, juntamente com diretores da cooperativa, uma visita ao ent atilde;o governador Alvaro Dias e aos secret aacute;rios de Ind uacute;stria e Com eacute;rcio e de Agricultura. ldquo;Fomos a Curitiba e o governador nos patrocinou todo projeto de viabilidade t eacute;cnica e econ ocirc;mica. A Copagril tinha toda possibilidade de ser pioneira na viabiliza ccedil; atilde;o da constru ccedil; atilde;o de um frigor iacute;fico de aves. Mas mudou a diretoria e a cooperativa abandonou o projeto, que foi retomado anos mais tarde, com a ind uacute;stria entrando em opera ccedil; atilde;o em 2005. Neste tempo, quantos frigor iacute;ficos de aves entraram em opera ccedil; atilde;o, enquanto a Copagril poderia ter sido pioneira? rdquo;, questiona.

Agricultura
Na aacute;rea de agricultura, Ilmar diz que em sua gest atilde;o foi criado um grande projeto de conserva ccedil; atilde;o de solo. De acordo com ele, foi feito todo um trabalho de recupera ccedil; atilde;o de 75 mil hectares de terra pelo sistema de microbacia integrada. ldquo;Acabou-se o problema da eros atilde;o, as terras voltaram a produzir, o agricultor voltou a se motivar e consequentemente estruturamos o munic iacute;pio de tal forma que as terras de Marechal Rondon s atilde;o extremamente valorizadas e altamente produtivas rdquo;, destaca.

Habita ccedil; atilde;o
Por ser professor – hoje aposentado -, o ex-prefeito deu uma aten ccedil; atilde;o especial na quest atilde;o de educa ccedil; atilde;o. Por eacute;m, ele considera que t atilde;o importante quanto isso eacute; a habita ccedil; atilde;o. ldquo;N atilde;o acredito no desenvolvimento da na ccedil; atilde;o sem que tenhamos habita ccedil; atilde;o. Nenhuma fam iacute;lia consegue se estruturar se ela n atilde;o tiver uma casa. Por isso, fizemos projetos de mutir otilde;es, inclusive nos distritos, e at eacute; mesmo incentivamos a constru ccedil; atilde;o de casas, em que o rondonense tinha o seu terreno e a prefeitura concedia de forma gratuita o projeto at eacute; uma determinada metragem rdquo;, aponta.

20 milh otilde;es de cruzeiros
Por meio do governo federal, o ex-mandat aacute;rio lembra que conseguiu, na eacute;poca, 20 milh otilde;es de cruzeiros para investir apenas na sede municipal. Mas atrav eacute;s de um trabalho de articula ccedil; atilde;o, foi poss iacute;vel investir metade do recurso nos distritos. ldquo;Com este dinheiro estabelecemos asfaltamento nas vilas do interior, estrutura ccedil; atilde;o na cidade de galerias de aacute;guas pluviais, constru iacute;mos cinco gin aacute;sios de esportes (em Quatro Pontes, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Mercedes e Iguipor atilde;), adquirimos o terreno para o gin aacute;sio de Margarida e de Porto Mendes. Todos os gin aacute;sios foram constru iacute;dos e inaugurados na minha gest atilde;o, mais com as quadras esportivas edificadas caracterizamos o apoio agrave; pr aacute;tica esportiva rdquo;, garante.

Demais obras
Por fim, Ilmar diz que em sua gest atilde;o ainda foi constru iacute;do o Parque de Exposi ccedil; otilde;es Alvaro Dias e institu iacute;das as festas da Oktoberfest e do Concurso do Miss Rondon. Certamente muitas outras iniciativas foram desenvolvidas nos tr ecirc;s anos ap oacute;s a ditadura. ldquo;Quem governa um munic iacute;pio tem que ter compromisso com a moral, eacute;tica, respeitar e zelar o bem p uacute;blico. Afinal, est aacute; representando cada mun iacute;cipe. Por conta disso, formamos uma equipe que tinha os mesmos objetivos que eu: desenvolver Marechal C acirc;ndido Rondon rdquo;, conclui.

Copyright © 2017 O Presente