Amanhã (18), as dependências do Café Colonial será palco da 1º Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, em Marechal Cândido Rondon. O evento, que está programado para iniciar a partir das 19h00, é organizado pela Secretaria de Educação em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Esporte e Lazer. A expectativa é reunir em torno de 150 pessoas.
Tendo como tema principal Conquistar direitos, desenvolver o Brasil, o assunto será abordado durante palestra a ser ministrada pelo mestrando em História da Unioeste, Thiago Reisdorfer. O profissional também irá discutir sobre cinco eixos que englobam o direito ao desenvolvimento integral, direito ao território, direito à experimentação e a qualidade de vida, direito à diversidade e vida segura e direito à participação. Durante a conferência, haverá a formação de cinco grupos os quais vão ser coordenados por representantes da sociedade civil e governamental para a elaboração de propostas que serão apresentadas na etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Juventude.
Ainda está prevista a eleição de seis delegados para participar da referida conferência nacional programada para acontecer de 09 a 12 de dezembro, em Brasília. A presidente da comissão organizadora e secretária de Educação, Marta Salete Bendo, menciona que a conferência tem como público-alvo jovens de 15 a 29 anos, mas as pessoas que realizam atividades com jovens ou que estão envolvidos de alguma forma com eles também estão convidados para participar porque o evento é aberto à população rondonense. Além disso, também foram convidados para a conferência municipal colégios estaduais e particulares e universidades, sendo que cada um deles deverá estar representado por dez pessoas, além da sociedade organizada.