Fale com a gente

Geral

“2009 foi o melhor ano desta década”, diz Dasenbrock

Publicado

em

Presidente da Central Sicredi PR/SC, Sicredi Participações S/A e diretor-presidente da Sicredipar, Manfred Alfonso Dasenbrock: O ano de 2009 foi extraordinário e esperamos que 2010 seja melhor ainda (Foto: Maria Cristina Kunzler)

Opresidente da Central Sicredi PR/SC, Sicredi Participa ccedil; otilde;es S/A e diretor-presidente da Sicredipar, Manfred Alfonso Dasenbrock; o superintendente de Desenvolvimento da Central Sicredi PR/SC, Maroan Tohm eacute;; e o superintendente da Sureg Oeste, In aacute;cio Cattani, estiveram em Marechal C acirc;ndido Rondon, ontem (27), em visita agrave; Sicredi Costa Oeste e ao diretor-presidente Adolfo Freitag. Na ocasi atilde;o, foi feita uma coletiva de imprensa, oportunidade em que os dirigentes fizeram uma avalia ccedil; atilde;o do ano.
Para o presidente da Central Sicredi, 2009 foi um ano diferenciado, primeiro porque iniciou dentro de uma crise de cr eacute;dito que come ccedil;ou no final de 2008, e segundo porque a quest atilde;o clim aacute;tica afetou diretamente o setor agr iacute;cola da regi atilde;o. O Paran aacute; perdeu mais de nove milh otilde;es de toneladas de gr atilde;os, os quais est atilde;o faltando dentro da movimenta ccedil; atilde;o financeira, mencionou. ldquo;Fora isso, a partir de mar ccedil;o sentimos uma rea ccedil; atilde;o, at eacute; porque a economia brasileira reagiu rapidamente. Vimos um crescimento de produtos como a poupan ccedil;a, o Sicredi Cart otilde;es, cr eacute;dito rural a partir do 2 ordm; semestre do ano e agora j aacute; estamos nos preparando para atender a demanda da safrinha. Ampliamos tamb eacute;m a base de associados, implantamos os programas Crescer e Pertencer. Isso mostra que o Sicredi n atilde;o eacute; s oacute; aplica ccedil; atilde;o e cr eacute;dito, mas tem produtos, servi ccedil;os, tem procurado ofertar novas a ccedil; otilde;es para os nossos associados, como o cons oacute;rcio e agora em fase de lan ccedil;amento o cons oacute;rcio imobili aacute;rio. O balan ccedil;o eacute; extremamente positivo e podemos dizer que para o Sicredi foi o melhor ano da d eacute;cada, foi extraordin aacute;rio. Esperamos que 2010 seja um ano melhor ainda rdquo;, resume Dasenbrock.

Perspectiva futura
Questionado sobre a expectativa para 2010, o dirigente estadual ressalta que igualmente est aacute; otimista, pois v aacute;rios fatores est atilde;o convergindo para este sentimento, aponta. ldquo;O Paran aacute; eacute; um Estado bastante dependente do agroneg oacute;cio, se destacando na produ ccedil; atilde;o de soja, milho, trigo, carne de frango, exporta ccedil; atilde;o de carne su iacute;na, enfim, tem uma depend ecirc;ncia grande. Em fun ccedil; atilde;o disso, observamos que as lavouras implantadas em 2009 est atilde;o muito bem, com bom iacute;ndice de tecnologia, porque havia uma perspectiva de clima bastante favor aacute;vel. Esperamos ter no in iacute;cio do ano chuvas regulares. Se houver isso, teremos uma safra cheia, com a qual vai gerar recursos para aplica ccedil; atilde;o no setor financeiro rdquo;, afirma.

Copyright © 2017 O Presente