Fale com a gente

Geral

7 boas escolhas para não engordar nas festas de fim de ano

Publicado

em

Divulgação

Extrapolar na alimentação nas festas e encontros de fim de ano é inevitável, mas controlável. Embora boa parte das refeições desta época não seja considerada saudável, funcional ou mesmo fitness, algumas receitas podem ser adaptadas para ser menos calórica e mais adequadas ao calor natalino no Brasil.

As pessoas, normalmente, encontram comidas bem calóricas, o que segue a linha do Natal norte-americano, que é frio. Aqui isso deveria ter mudado, mas as pessoas estão mais conscientes, explica Louise Lopes Weber, nutricionista especialista em coach de liderança e fundadora da Quixote, assessoria e consultoria em segurança alimentar.

Confira oito principais substituições sugeridas pela nutricionista!

1) Para que cerveja? As calorias da cerveja podem ser substituídas por um clericot: espumante com frutas. Além de ser uma bebida refrescante, e menos calórica, as pessoas não tomam com a mesma frequência e quantidade que a cerveja, o que também diminui o efeito negativo na saúde.

2) Bolo de chocolate, não. Troque o chocolate na receita do bolo por grãos. Mais saudável, as fibras dos grãos ajudam a expelir a gordura do organismo. Para o brigadeiro ficar menos calórico, substituir por cacau com 50% ou mais de pureza e tirar a manteiga da preparação já dá bons resultados.

3) Sorvete sim! Mas não aquele picolé ou de massa industrializado. Faça um sorvete com queijo branco, e misture a uma calda de goiabada, feita com a própria fruta. Para adoçar, açúcar demerara ou mascavo.

4) Inclua a pimenta. Tempere as refeições com pimenta que, além de dar um gostinho a mais, tem a ação termogênica, acelerando o metabolismo e colaborando na perda de peso.

5) Na hora da sede, chá! Prefira chás termogênicos na hora de se refrescar ou mesmo água saborizada. Chás a base de canela e gengibre, gelados, ajudam no metabolismo. Para fazer a água, misture quatro fatias de laranja à água gelada ou duas folhas de hortelã, manjericão e gengibre.

6) Camarão no lugar da batata frita. Entre escolher a batata frita e o camarão, como porção na praia, opte pelo camarão. Ao invés da versão frita ou empanada, o camarão pode ser servido ao bafo, que é menos incômodo à saúde.

7) Caminhe todos os dias. Aproveite a praia, a praça, o parque do bairro e, principalmente, o calor, para sair de casa e caminhar. Meia hora, todos os dias, ajudam o coração e a manter o peso. A pessoa pode até engordar no fim de ano, mas se ela engordar dois quilos, ao invés de sete quilos, já é um ganho enorme, explica a nutricionista.

A pessoa acorda, toma um café da manhã enorme, monta aquela caixa com salgadinho, refrigerante, cerveja nunca vi ninguém colocando uma fruta lá e vai para a praia. Come tudo aquilo, pula o café da manhã e, às 15 horas, está morrendo de fome e come tudo que vê pela frente. Vai para casa, dorme, toma banho e sai passear pelo centro. Come churros, crepe, cerveja, cerveja, cerveja, volta e dorme. Alguém caminhou? Alguém andou o mínimo? Isso precisa mudar Louise Lopes Weber, nutricionista.

Copyright © 2017 O Presente