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70% dos municípios da região ampliam índice do Ideb

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Sete de dez munic iacute;pios da regi atilde;o de Marechal C acirc;ndido Rondon registraram amplia ccedil; atilde;o do Iacute;ndice de Desenvolvimento da Educa ccedil; atilde;o B aacute;sica (Ideb 2009) divulgado nesta semana pelo Minist eacute;rio da Educa ccedil; atilde;o e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An iacute;sio Teixeira (Inep), em compara ccedil; atilde;o agrave; avalia ccedil; atilde;o anterior, de 2007.
Levantamento realizado pela reportagem de O Presente ainda apontou que 80% deles tamb eacute;m est atilde;o com iacute;ndices acima ou equivalente agrave; m eacute;dia do Paran aacute;, que eacute; 5,4. A pesquisa levou em considera ccedil; atilde;o os munic iacute;pios constantes no box e os percentuais referem-se aos desempenhos registrados pelas redes municipais de Educa ccedil; atilde;o (4 ordf; s eacute;rie).
O destaque dentro desse universo foi o munic iacute;pio de Entre Rios do Oeste, que alcan ccedil;ou o iacute;ndice 6,2, o mais alto da microrregi atilde;o. Em seguida vem nbsp; Toledo com 5,9; Marip aacute; e Santa Helena com 5,8; Pato Bragado com 5,7; Mercedes e Quatro Pontes com 5,6; Marechal C acirc;ndido Rondon com 5,4; Gua iacute;ra com 5,1; e Nova Santa Rosa com 5,0.
Por outro lado, o desempenho regional na rede estadual de ensino (8 ordf; s eacute;rie) registrou aumento somente em 50% dos munic iacute;pios: Rondon, Toledo, Nova Santa Rosa, Santa Helena e Marip aacute;, enquanto nos demais houve queda do iacute;ndice.

O Ideb
O iacute;ndice calculado pelo Inep leva em considera ccedil; atilde;o a aprova ccedil; atilde;o e m eacute;dia de desempenho dos estudantes em L iacute;ngua Portuguesa e Matem aacute;tica. O indicador eacute; calculado a partir dos dados sobre aprova ccedil; atilde;o escolar, obtidos no Censo Escolar, e m eacute;dias de desempenho nas avalia ccedil; otilde;es do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. Al eacute;m das notas, tamb eacute;m compreendem o Ideb as taxas de evas atilde;o escolar.
Os resultados do Ideb podem ser conferidos em n iacute;veis nacional, estadual, municipal e tamb eacute;m por escola no endere ccedil;o www.ideb.inep.gov.br.

Marechal Rondon
A eleva ccedil; atilde;o da m eacute;dia do munic iacute;pio de Marechal C acirc;ndido Rondon em quatro pontos percentuais foi recebida com alegria pela equipe da Secretaria Municipal de Educa ccedil; atilde;o. De acordo com a secret aacute;ria Marta Salete Bendo, a melhoria representa o resultado de um trabalho cont iacute;nuo. ldquo;A Secretaria de Educa ccedil; atilde;o tem trabalhado intensivamente junto aos professores, a todas as escolas com reuni otilde;es, cursos, qualifica ccedil; otilde;es, forma ccedil; atilde;o pedag oacute;gica e a eleva ccedil; atilde;o do iacute;ndice eacute; resultado desse conjunto de a ccedil; otilde;es. Um fator relevante para o alcance dessa evolu ccedil; atilde;o eacute; o fato de a administra ccedil; atilde;o p uacute;blica ter a educa ccedil; atilde;o como uma prioridade rdquo;, enaltece.
Marta destaca que o munic iacute;pio rondonense conseguiu conquistar j aacute; em 2009 a meta projetada pelo governo federal para 2011.
Do ponto de vista dela, o novo iacute;ndice representa a coroa ccedil; atilde;o do trabalho realizado por todos os profissionais da aacute;rea de educa ccedil; atilde;o. ldquo;Toda a equipe escolar, dire ccedil; atilde;o, coordena ccedil; atilde;o, secretaria e professores fazem parte desse processo. Sabemos que eles trabalham com afinco e procuram sempre melhorar nas suas atividades, fazendo com que alcancemos esses bons resultados rdquo;, declara.

Escolas
O levantamento do Inep, realizado por amostragem, pesquisou dados relacionados a 13 escolas municipais rondonenses. Deste total, sete j aacute; superaram as metas espec iacute;ficas para cada estabelecimento de ensino: Jean Piaget (5,9), Eacute;rico Ver iacute;ssimo (5,8), Floriano Peixoto (5,8), 25 de Mar ccedil;o (5,6), S atilde;o Lucas (5,4), Osvino Weirich (5,4) e Escola Comandante Luiz Rego (5,2).
Para a diretora da Escola Jean Piaget, Lisiane Rosali Figur Terre, alcan ccedil;ar o maior iacute;ndice das escolas do munic iacute;pio representa uma grande conquista. ldquo;Sabemos que n atilde;o eacute; resultado de um ano s oacute;, mas sim dos uacute;ltimos anos, e de um trabalho realizado em conjunto com professores, funcion aacute;rios, toda a equipe, que est aacute; sempre empenhada em desempenhar a sua fun ccedil; atilde;o sempre melhor, por meio de projetos e trabalhos pedag oacute;gicos, bem como reconhecemos os esfor ccedil;os pessoais dos professores rdquo;, salienta.
A partir de uma m eacute;dia alta, no ano que vem a escola vai se ver diante de um novo desafio. ldquo;Vamos continuar querendo melhorar sempre rdquo;, exp otilde;e a diretora.

Rede estadual
Na avalia ccedil; atilde;o das oitavas s eacute;ries, os destaques foram para os col eacute;gios estaduais Margarida (5,6), Antonio Maximiliano Ceretta (5,1) e Frentino Sackser (4,4), que tamb eacute;m se adiantaram e superaram as metas do governo para o ano que vem. O maior col eacute;gio do munic iacute;pio em n uacute;mero de alunos, Eron Domingues, manteve o desempenho de 2005, com iacute;ndice de 4,5, n atilde;o conseguindo alcan ccedil;ar a m eacute;dia preconizada pelo Inep (4,6).
Entre Rios do Oeste
Com o maior iacute;ndice microrregional na avalia ccedil; atilde;o da rede municipal, Entre Rios do Oeste tamb eacute;m superou a meta do ano que vem, que eacute; de 5,8. Conforme a secret aacute;ria municipal de Educa ccedil; atilde;o, Clarisse Schlindwein, a equipe recebeu a not iacute;cia com grande satisfa ccedil; atilde;o. ldquo;Estamos muito contentes, pois j aacute; t iacute;nhamos um bom iacute;ndice anterior (5,8) e conseguimos aument aacute;-lo, alcan ccedil;ando em 2009 a meta que era para ser atingida em 2015. Isso eacute; reflexo de investimento do Poder P uacute;blico, oferecendo os melhores cursos, aquisi ccedil; atilde;o de livros e material pedag oacute;gico, eacute; um conjunto de trabalho que retorna em um bom resultado rdquo;, avalia.
A chefe da pasta entende que o fundamental nesse processo s atilde;o os professores. Segundo ela, atualmente 100% dos professores da rede municipal de ensino possuem gradua ccedil; atilde;o, al eacute;m de 98% deles j aacute; possu iacute;rem tamb eacute;m p oacute;s-gradua ccedil; atilde;o, incluindo os educadores dos Centros Municipais de Educa ccedil; atilde;o Infantil. ldquo;Al eacute;m disso, temos como meta oferecer no m iacute;nimo 40 horas de curso/ano para cada profissional, al eacute;m de outras oportunidades que surgem ao longo do ano rdquo;, acrescenta. Para o pr oacute;ximo ano, a meta eacute; manter ou at eacute; mesmo ampliar o iacute;ndice alcan ccedil;ado.
Apesar de bons n uacute;meros, em n iacute;vel estadual eles n atilde;o acompanharam a evolu ccedil; atilde;o, passando de 4,7 em 2005 para 4,5 em 2009. A secret aacute;ria acredita que v aacute;rios fatores comprometem o resultado, dentre os quais ela menciona a troca de estabelecimento do col eacute;gio estadual, que em 2009 passou a funcionar em pr eacute;dio pr oacute;prio; algumas fatalidades ocorridas, como morte de professor e diretor; e ainda a constante mudan ccedil;a de professores. ldquo;Cada profissional tem a sua metodologia, seu ritmo de trabalho, e quando ocorrem muitas trocas dificulta a continuidade do trabalho com os alunos rdquo;, aponta Clarisse.

Pato Bragado
Mesmo estando acima da meta para o ano que vem, o secret aacute;rio de Educa ccedil; atilde;o e Cultura de Pato Bragado, Lairton Meinerz, aponta que o iacute;ndice (5,7) ainda n atilde;o eacute; o almejado pela administra ccedil; atilde;o. ldquo;N atilde;o estamos contentes com a avalia ccedil; atilde;o. Nos superamos bastante, estamos subindo ano a ano, mas nosso objetivo eacute; chegar agrave; m eacute;dia 6,0. Por isso ainda pretendemos perseguir esse nosso objetivo rdquo;, enfatiza.
Segundo Meinerz, visando obter os resultados esperados, a secretaria promove capacita ccedil; atilde;o constante do quadro de professores, trabalho de contraturno escolar envolvendo uma equipe multidisciplinar, al eacute;m da sala de recursos.
J aacute; o resultado do col eacute;gio estadual, que reduziu anualmente o iacute;ndice (de 4,7 para 4,5 para 4,4), eacute; atribu iacute;do pelo secret aacute;rio agrave; condi ccedil; atilde;o atual dos estudantes de dividir o mesmo pr eacute;dio ocupado pela escola municipal. nbsp; ldquo;Percebemos que as duas escolas no mesmo espa ccedil;o atrapalha a processo de ensino, por causa de barulho das crian ccedil;as e o conflito de idades. Nossa luta do munic iacute;pio com o Estado eacute; que seja constru iacute;do o col eacute;gio estadual, pois acreditamos que melhorando a qualidade do ambiente haja tamb eacute;m uma melhoria na qualidade da educa ccedil; atilde;o rdquo;, salienta.

Mercedes
Munic iacute;pio que j aacute; teve um dos melhores iacute;ndices regionais, Mercedes se viu com dificuldades de manter os 6,3 registrados na avalia ccedil; atilde;o de 2005, ficando com 5,6 este ano, uma queda de sete pontos percentuais. De acordo com a secret aacute;ria de Educa ccedil; atilde;o, Lenir Schmidt, o resultado foi recebido com certa decep ccedil; atilde;o, tendo em vista a compara ccedil; atilde;o. No entanto, ela ressalta que o novo iacute;ndice ainda est aacute; dentro de um patamar regional. ldquo;Como tivemos um desempenho muito superior no Ideb anterior, sab iacute;amos que seria muito dif iacute;cil mant ecirc;-lo. Mas entendemos que a cada ano a turma eacute; diferente e alguns alunos da 4 ordf; s eacute;rie do ano passado tinham realmente um iacute;ndice de aprendizagem baixo, o que acabou puxando a nota para baixo rdquo;, justifica.
A partir de agora a Educa ccedil; atilde;o de Mercedes se volta para o iacute;ndice do ano que vem. ldquo;Vamos continuar realizando um trabalho s eacute;rio, com oacute;timos profissionais, comprometidos e buscar f ocirc;lego para tentarmos reconquistar o iacute;ndice em 2011. Pretendemos ampliar a capacita ccedil; atilde;o de professores, incorporar novas metodologias e inclusive estamos projetando para no ano que vem iniciar a implanta ccedil; atilde;o da educa ccedil; atilde;o em per iacute;odo integral em pelo menos 50% da rede municipal rdquo;, adianta.
Outros
Em Quatro Pontes foi registrado crescimento gradativo dos iacute;ndices do Ideb, sendo que j aacute; em 2009 foi alcan ccedil;ada a meta prevista para 2011, que eacute; de 5,6. Por outro lado, na 8 ordf; s eacute;rie houve queda de um ponto percentual no iacute;ndice 4,5 em rela ccedil; atilde;o ao anterior, enquanto a meta era de 4,7.
Nova Santa Rosa ficou acima da m eacute;dia nas duas avalia ccedil; otilde;es mais recentes, mas com 5,0 ainda ter aacute; que crescer dois pontos percentuais para atingir a meta do ano que vem.
Na 8 ordf; s eacute;rie ocorreu quase o mesmo, com a diferen ccedil;a de que o iacute;ndice de 2009 j aacute; alcan ccedil;ou a meta prevista para 2011.
A reportagem n atilde;o obteve retorno das Secretarias de Educa ccedil; atilde;o de Quatro Pontes e Nova Santa Rosa para coment aacute;rios a respeito dos respectivos resultados.

Resultados Ideb ensino p uacute;blico
Munic iacute;pio nbsp; nbsp; nbsp; N iacute;vel nbsp; nbsp; nbsp; 2005 nbsp; nbsp; nbsp; 2007 nbsp; nbsp; nbsp; 2009 nbsp; nbsp; nbsp; Meta 2011

Marechal C acirc;ndido Rondon nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf;s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,0 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,1 nbsp; nbsp; nbsp; 4,3 nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,6

Mercedes nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf;s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,8 nbsp; nbsp; nbsp; 6,3 nbsp; nbsp; nbsp; 5,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,6
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,8 nbsp; nbsp; nbsp; 4,9 nbsp; nbsp; nbsp; 4,8 nbsp; nbsp; nbsp; 5,2

Quatro Pontes nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,8 nbsp; nbsp; nbsp; 5,1 nbsp; nbsp; nbsp; 5,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,6
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,9

Nova Santa Rosa nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,4 nbsp; nbsp; nbsp; 5,1 nbsp; nbsp; nbsp; 5,0 nbsp; nbsp; nbsp; 5,2
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,9 nbsp; nbsp; nbsp; 4,9

Pato Bragado nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4 nbsp; nbsp; nbsp; 5,7 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,7 nbsp; nbsp; nbsp; 4,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,4 nbsp; nbsp; nbsp; 5,2

Entre Rios do Oeste nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 5,0 nbsp; nbsp; nbsp; 5,8 nbsp; nbsp; nbsp; 6,2 nbsp; nbsp; nbsp; 5,8
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 3,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,7 nbsp; nbsp; nbsp; 4,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,0

Toledo nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,8 nbsp; nbsp; nbsp; 5,5 nbsp; nbsp; nbsp; 5,9 nbsp; nbsp; nbsp; 5,6
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 3,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,2 nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,1

Santa Helena nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,8 nbsp; nbsp; nbsp; 5,8 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 3,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,1 nbsp; nbsp; nbsp; 4,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,1

Marip aacute; nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 5,0 nbsp; nbsp; nbsp; 5,9 nbsp; nbsp; nbsp; 5,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,8
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,3 nbsp; nbsp; nbsp; 4,9 nbsp; nbsp; nbsp; 5,5 nbsp; nbsp; nbsp; 4,8

Gua iacute;ra nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 3,4 nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,1 nbsp; nbsp; nbsp; 4,2
8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 3,4 nbsp; nbsp; nbsp; 4,0 nbsp; nbsp; nbsp; 3,7 nbsp; nbsp; nbsp; 3,9

PARAN Aacute; * nbsp; nbsp; nbsp; 4 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 4,6 nbsp; nbsp; nbsp; 5,0 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4 nbsp; nbsp; nbsp; 5,4
nbsp; nbsp; nbsp; 8 ordf; s eacute;rie nbsp; nbsp; nbsp; 3,6 nbsp; nbsp; nbsp; 4,2 nbsp; nbsp; nbsp; 4,3 nbsp; nbsp; nbsp; 4,0

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