O Presente
Geral

Acumulado de chuvas prejudica qualidade do trigo

calendar_month 24 de agosto de 2011
1 min de leitura

As lavouras de trigo que se encontram em estado de maturação estão sofrendo com o excesso de umidade no Sul do Brasil. Essa umidade, que ontem (23) variou entre 90 milímetros (mm) e 100 mm na região, é resultado da incidência de chuvas nos últimos dias. A consequência dessa situação é a qualidade dos grãos, que já começam a ser depreciados, além da elevação das taxas de incidência de doenças fúngicas.

Para esta semana são esperadas mais chuvas sobre todos os Estados do Sul do Brasil, principalmente sobre o Paraná, que deve ter 50 mm, comprometendo ainda mais a qualidade dos grãos e inviabilizando os trabalhos iniciais de colheita. Para esta safra deve haver reduções na produção de trigo, devido ao excesso de chuva e às fortes geadas ocorridas entre os meses de junho a agosto.

No Rio Grande do Sul, as chuvas previstas serão benéficas ao trigo, já que as plantas começam a entrar na fase de florescimento. Com relação às temperaturas, estas continuam baixas ao longo da semana, o que será também bem favorável ao trigo.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.